Guia da Semana

Por Roberta Nomura

Um dos principais sabores do Brasil. A culinária baiana é conhecida em todo o país por possuir tempero forte, preparado à base de azeite de dendê, leite de côco, gengibre e pimenta. Quem ainda quer descobrir o que é que a baiana tem, uma boa pedida é o restaurante Yemanjá. Os pratos mais pedido da casa são a moqueca de camarão, iguaria típica da Bahia, e a casquinha de siri (foto).

Como não há estômago que agüente saborear as delícias soteropolitanas durante muito tempo, o ideal é variar. Considerado o melhor restaurante da capital baiana, o Trapiche Adelaide é especializado na cozinha francesa e apresenta pratos sofisticados, preparados com ingredientes simples como a carne-de-sol.

Ainda com ares europeus, o La Lupa traz o melhor da culinária italiana para dentro do Pelourinho. Além de deliciosas massas, o cardápio conta com uma carta de vinho com 56 rótulos e uma adega climatizada, com capacidade para 180 garrafas.

Com característica bem italiana, o cliente pode optar ainda por uma opção mais prática. Aberta há mais de cinco anos, a Companhia da Pizza virou sinônimo de qualidade. Para manter o prestígio, os ingredientes e sabores são escolhidos diretamente pelo proprietário do restaurante.

Se ainda existe indefinição na hora de comer, a sugestão é seguir rumo ao Mistura Fina. Além de ser eleito o melhor local para se apreciar um pescado, a casa concilia a culinária baiana com a mediterrânea. Tudo isso, pode ser conferido em um ambiente amplo e arejado.

Outra opção bem diversificada pode ser as especilidades japonesas. Com uma vista privilegiada do mar, o Soho serve o melhor das delícias da terra do sol nascente.

Atualizado em 7 Ago 2012.