Guia da Semana
Restaurantes
Por Angela Miguel e Clayton Santos

Restaurantes em Búzios e Paraty

Aproveite os finais de semana no verão! Conheça os restaurantes que são referências nas populares cidades cariocas.

Na Praia do Canto, o Cigalon desfila exemplos da cozinha internacional (Divulgação/Carolina Amorim)

Com o termômetro lá em cima e o horário de verão, nada melhor que aproveitar o dia ao máximo. Seja em um bate-volta repentino ou em uma semana de folga, vale a pena conhecer algumas revelações gastronômicas de duas das cidades mais populares do Rio.

Mais ao sul do estado, na rota Rio-Santos, a histórica Paraty conta com pousadas charmosas e casas de cardápios variados para agradar a todos. Para quem não dispensa glamour, ao norte, Búzios concentra a tríade gente bonita, sofisticação praiana e restaurantes célebres.

Antiga paixão de veraneio da estrela Brigitte Bardot, Armação de Búzios possui três casas com filiais na Capital fluminense: Quadrucci, com carta contemporânea aliada à gastronomia italiana, Sawasdee Bistrô, terra de sabores da Tailândia e dos temperos asiáticos, e Satyricon, referência em peixes e frutos do mar fresquinhos.

O Quadrucci Búzios é cercado pela natureza. Crédito: Divulgação/Ana Hernandez

Também popular no Rio, a rede Mil Frutas possui loja em plena Orla Bardot. Seus sorvetes artesanais livres de gordura hidrogenada são unanimidade. Para completar, o elegante Cigalon, que mescla cozinhas internacionais, e o Zuza, especializado em combinações únicas, como a culinária japonesa e nordestina.

Na região de Porto da Barra, alguns merecem destaque: Famiglia Pizzi e Trattoria Primitivo, especializados em clássicos da cozinha italiana, O Hedonista, referência em cozinha contemporânea e enogastronomia, e Valdivia, com cardápio de versões contemporâneas de peixes e frutos do mar.

Já em Paraty, alguns se dividem pelo Centro Histórico e por pousadas da cidade. Na Pousada Caminho do Ouro, o Voilà Bistrô homenageia a cozinha francesa com receitas clássicas como o risoto de pato com foie gras. Localizado em pousada de mesmo nome, o Le Gite D’Indaiatuba prepara o encontro das cozinhas brasileira e parisiense com ingredientes selecionados.

Em casarão do século 17, o Banana da Terra é legítimo representante da chamada “culinária caiçara”, que abusa de ingredientes naturais, como frutas, grãos e temperos. Outro exemplo tradicional é o Refúgio Restaurante, responsável por levar sotaque brasileiro a sugestões da cozinha mediterrânea, como o camarão à Espanhola. Para finalizar, a casa Thai Brasil serve preparações tailandesas que exaltam sabores de ervas aromáticas e pimentas.


Por Angela Miguel e Clayton Santos

Atualizado em 7 Ago 2012.

Mais notícias

11 lugares para comer fondue em São Paulo no inverno 2021

Restaurantes

Inverno 2021: onde tomar sopas em São Paulo

Restaurantes

Dia da pizza 2021: lugares para comemorar a data em São Paulo

Restaurantes

18 restaurantes em São Paulo com menu especial para o inverno 2021

Restaurantes

10 restaurantes em São Paulo com quitutes juninos

Restaurantes

Mr. Cheney lança cookie Paçoca Amor para celebrar as festas juninas; saiba tudo!

Restaurantes