Guia da Semana

Foto:Divulgação


O restauranteur Jorge Renato Thomaz criou o risoto de carne-seca desfiada, servido na moranga com catupiry. Destaque no cardápio do Garden, no Rio de Janeiro, a receita atende duas a três pessoas e sai por R$ 48,00.

INGREDIENTES
150g de arroz italiano de risoto
1 litro de caldo de legumes ou de carne-seca. Prepare o caldo colocando dois tabletes para derreter em um litro de água fervente
300g de carne-seca tipo lagarto, cozida e desfiada bem fina
1 abóbora moranga com aproximadamente 30cm de diâmetro
100g de abóbora
150g de requeijão culinário
5 colheres de sopa de manteiga
1 mole de cebolinha
1 cebola média picada
Azeite para untar a moranga
3 dentes de alho picados
Pimenta do reino preta a gosto
Sal a gosto, com moderação
100g de queijo parmesão ralado (opcional)

MODO DE PREPARO
Descasque a abóbora e corte em cubos grandes. Coloque para cozinhar em água com um pouco de sal. Após o cozimento, corte em pequenos cubinhos e reserve. Em seguida, abra uma tampa na parte superior da moranga e guarde. Cave o interior da abóbora a fim de criar um reservatório térmico para o risoto. Umedeça com azeite por dentro e por fora e leve ao forno, em fogo médio. Faça isso 10 minutos antes de colocar o risoto em seu interior.

Em uma panela média, derreta duas colheres de manteiga e acrescente o arroz, permitindo que ele frite até liberar parte de seu amido. Acrescente metade do caldo de legumes ou carne-seca e deixe cozinhar. Se necessário, vá acrescentando mais caldo até que fique no ponto certo, sem parar de mexer. Guarde um pouco de caldo para o final do preparo. Quando estiver pronto, acrescente uma colher de manteiga e misture bem. Reserve.

Em outra panela, coloque duas colheres de manteiga e coloque a cebola e o alho picados. Acrescente a carne-seca desfiada e frite. Despeje meio copo do caldo, mexa por dois minutos, coloque o arroz já previamente cozido e misture bem. Acrescente 100g de requeijão cremoso, deixando o restante para a decoração do prato. Pimenta do reino a gosto.

Espere aquecer bem. Se preferir, pode acrescentar queijo parmesão neste momento. Por último, misture com cuidado os cubinhos de abóbora reservados. Coloque o risoto na moranga que acabou de sair do forno e cubra com requeijão e cebolinha.

Atualizado em 7 Ago 2012.