Guia da Semana
Restaurantes
Por Redação Guia da Semana

Rota do chá

Confira nosso roteiro com estabelecimentos em cinco cidades onde é possível apreciar uma boa infusão.

Foto: Getty Images


Com uma tradição milenar, os chás têm significados distintos para as diferentes culturas nas quais está inserido. Por estas bandas, a sabedoria popular receita as infusões para esquentar, acalmar, curar ou mesmo chamar o sono. Independente da finalidade com a qual você consome a bebida, preparamos um roteiro com casas onde é possível apreciá-la e se deliciar com acompanhamentos como pão-deló-, biscoitos e petit-fours. Conheça a seguir a rota do chá.

São Paulo

Casa da Fazenda

Situada na antiga sede da primeira grande plantação de chá do Brasil, a Casa da Fazenda foi construída pelo padre Antônio Feijó em 1813. O local, que oferece chá da tarde em sistema de bufê, não poderia ser mais apropriado para quem quer apreciar uma boa xícara da bebida. No cardápio, além das infusões, o estabelecimento serve receitas como o faisão ao forno com nozes e chá preto. Outro atrativo é o fato de abrigar também a Academia Brasileira de Arte Cultura e História.

Fundação Maria Luisa e Oscar Americano

Aos amantes da infusão, o salão de chá da Fundação Maria Luisa e Oscar Americano serve a bebida à moda inglesa, acompanhada de delícias como croissants, torradas, biscoitos e bolos. Além dos petiscos, o serviço se completa com leite, mel e limão, para dar novos sabores ao líquido. Para antes ou depois do chá, a dica é dar um passeio pelas alamedas do parque da fundação e visitar o seu acervo.

Khan El Khalili

Com o nome emprestado de um bazar que fica no centro do Cairo, no Egito, Khan El Khalili traz diversas referências do país africano ao Brasil. Da decoração temática à cozinha e aos espetáculos de dança do ventre, a casa é uma ilha egípcia em São Paulo. Como não poderia deixar de ser, o estabelecimento serve diversos chás - bebida bastante presente na cultura egípcia. Entre os destaques, está uma infusão chamada karkadêh e outras que incluem sabores como morango e pêssego.

Foto: Getty Images


Rio de Janeiro

Casa de Chá Salon D´Or

Composta por pratarias do século 19, a decoração da Casa de Chá Salon D´Or é um dos ambientes mais elegantes do palacete, onde fica a Casa de Arte e Cultura Juliana de Serpa. No menu, infusões de sabores comuns como o chá preto e de limão, e opções inusitadas como a de maçã verde com manjericão. Para petiscar, as dicas são os pasteizinhos de santa clara, o juliette de chocolate e a minitelha de parmesão com creme de cereja.

Confeitaria Colombo

Símbolo máximo da belle époque carioca, a Confeitaria Colombo faz parte do Patrimônio Histórico e Artístico do Rio de Janeiro. Com mais de cem anos de história, a casa ostenta espelhos belgas, bancadas de mármore italiano e móveis de jacarandá. Os clientes podem provar diversas opções de chás, que chegam à mesa acompanhadas por delícias como pão-deló-, doce rivadávia, língua recheada e biscoito-leque. Além disso, a confeitaria dispõe do Espaço da Memória, onde são exibidas peças antigas que já fizeram parte da decoração local.

Porto Alegre

Lamb´s

Com conceito diferente, o estabelecimento deixa um bufê com todas as suas delícias à disposição dos clientes e funciona como restaurante, confeitaria e espaço para eventos. Além de sabores como o de frutas vermelhas, a casa Lamb´s tem no cardápio chás de laranja e o tradicional mate. Localizado nas imediações do Parque Moinhos de Vento, atrai frequentadores com o merengue de morango e pelos bolos cobertos com fio de ovos.

Foto: Getty Images


Belo Horizonte

Casa de Chá

Primeira casa de Belo Horizonte especializada em infusões de luxo, a Casa de Chá trabalha com produtos importados de um dos mais tradicionais fabricantes do mundo, a Wollenhaupt. Os diversos chás da marca, que tem 125 anos de história, podem ser degustados no aconchegante espaço do estabelecimento. Além da bebida em si, a loja oferece diversos acessórios para o consumo do líquido.

Brasília

Praliné

Charmoso endereço da capital federal, a Praliné fica na Asa Sul, uma das regiões mais cobiçadas da cidade. Há 28 anos sob a batuta do casal suíço George e Vera Straub, a casa serve receitas européias que já renderam alguns prêmios ao estabelecimento. Um dos destaques é o chá da tarde, que conta com diversas opções de infusões e delícias como petit-fours doces e salgados, biscoitos, pães e tortas que primam pelo sabor e pela apresentação.



Atualizado em 7 Ago 2012.

Mais notícias

30 lugares para pedir delivery de parmegiana em São Paulo

Restaurantes

Mizuki Poke aposta em seis opções de pokes diferenciados; saiba mais!

Restaurantes

Starbucks lança combinações exclusivas para o delivery com 15% de desconto; saiba mais!

Restaurantes

Restaurantes em São Paulo para pedir delivery na Páscoa 2021

Restaurantes

Restaurante America lança Ovo de Páscoa Farofino em parceria com Carole Crema; saiba mais!

Restaurantes

São Paulo ganha primeira casa dedicada ao avocado; saiba tudo!

Restaurantes