Guia da Semana
Restaurantes
Por Redação Guia da Semana

Roteiro - Dia da Comunidade Italiana

Conheça as principais casas cariocas especializadas na culinária daquele país e comemore a data.



Nesta quinta-feira (2) é comemorado o Dia da Comunidade Italiana. Para celebrar a ocasião, o Guia da Semana preparou um roteiro especial com alguns restaurantes cariocas especializados na gastronomia do país da pizza, do macarrão e de outras delícias. Buon appetito!

Da Brambini

A tratoria do restaurateur Umberto Vegetti tem uma atmosfera rústica, com o bar todo em madeira, painéis com fotos antigas e paredes de vidro na cozinha, o que permite o acompanhamento do preparo dos pratos. Entre as sugestões da casa estão o prosciutto crudo, a Vitela con Patate e o tiramisù.

Donna Donni

A carta de vinhos conta com 43 rótulos e foi elaborada pelo enólogo Célio Alzer. Algumas sugestões da casa são o Budino di Formaggio ai Funghi Secchi - pudim de queijo provolone ao molho de cogumelos Porcini; e o Spaghetti al Mare e Monti - massa longa, alho-poró, cogumelos frescos, vôngole e camarões flambados no prosseco.

Giuseppe

Quem visita a casa pode começar a refeição com a Bresaola Italiana, temperada com azeite extravirgem, suco de limão-siciliano e brotos de alfafa. Como prato principal, a guestão é o Salmão ao Molho Champanhe, Acompanhado de Arroz de Amêndoas e Musse de Cenoura. De sobremesa, a Musse de Chocolate Cremosa Servida com Lascas de Amêndoas é uma boa pedida. Depois das 16h, o restaurante funciona em esquema de happy hour, com drinques e petiscos.

Gatto Rosso

Inaugurado em novembro de 2008, o Gato Rosso conta com decoração baseada no jogo de imagens entre cidades brasileiras e italianas em preto e branco, que contrastam com uma parede vermelha ao fundo. No menu, destaque para o Tergamino di Raclete - queijo derretido em azeite aromático de ervas frescas acompanhado de pão italiano caseiro; e a Costoletta di Cinghiale - ripa de costela de javali assada em fogo brando. Para arrematar a refeição, a sugestão é o Profiterole al Limone - profiteróles de limão-siciliano com ganache de chocolate ao leite.

Pomodorino

Saladas, grelhados e massas regados ao azeite extravirgem são combinados a muitas ervas, berinjelas, abobrinhas, cogumelos, pimentões e tomates-cereja, tudo isso preparado de acordo com os moldes de uma boa cozinha artesanal. Os pães do couvert (focaccia, grissini e pão francês molhados em azeites temperados) são todos feitos a mão na própria cozinha do Pomodorino e suas fornadas saem de hora em hora. Como prato principal, destaque para o Pappardelle com Berinjela, Abobrinha, Pimentão e Cogumelos Grelhados. Para a sobremesa há Torta Quente de Chocolate - servida com com sorvete de chocolate branco e amêndoas.

Piccola Itália

O comando da cozinha é do chef Marcos Alvim, responsável pelo amplo cardápio, rico nas tradicionais iguarias italianas. A sugestão para abrir o apetite é o bufê de antepastos completo, com pães e frios. Entre as massas frescas feitas pela casa, estão o Linguini ao Molho Capri - tomates pelados, tomate seco, rúcula e mussarela de búfula; e o Cappeletti Recheado com Frango, Nozes e Ricota ao Molho Matriciana.

La Pasta Gialla


Comandado pelo chef Sergio Arno, o restaurante oferece Salada de Frutos do Mar Grelhados; Risoto de Camarão com Tomate Levemente Picante e Ensopado de Frutos do Mar com Bruschettas ao Alho. A casa oferece ainda outras opções de saladas, carnes, massas secas, frescas e recheadas.


Atualizado em 23 Abr 2013.

Mais notícias

Restaurantes em São Paulo com menu especial para o Dia das Mães 2021

Restaurantes

30 lugares para pedir delivery de parmegiana em São Paulo

Restaurantes

Mizuki Poke aposta em seis opções de pokes diferenciados; saiba mais!

Restaurantes

Starbucks lança combinações exclusivas para o delivery com 15% de desconto; saiba mais!

Restaurantes

Restaurantes em São Paulo para pedir delivery na Páscoa 2021

Restaurantes

Restaurante America lança Ovo de Páscoa Farofino em parceria com Carole Crema; saiba mais!

Restaurantes