Guia da Semana



Hoje, 28 de abril, comemora-se o Dia da Sogra, uma homenagem à figura que é constante alvo de brincadeiras e considerada por muitos como a vilã dos relacionamentos amorosos. Se você faz parte do grupo de pessoas que adora agradar a mãe do seu/sua companheiro(a), confira o roteiro de restaurantes que o Guia da Semana preparou e divirta-se com a família!

Garcia & Rodrigues

Considerado um dos restaurantes mais sofisticados da Cidade Maravilhosa, o estabelecimento é comandado pelo chef Christophe Lidy, que se dedica principalmente a receitas da culinária francesa. No local há também um bistrô menos formal que serve sanduíches, sopas e saladas. Como entrada, a sugestão é Mil-Folhas de Salmão Defumado e Salada de Vagem Francesa. O Cherne Assado Sobre Batatas e o Filé Mignon às Duas Pimentas são os destaques entre os pratos principais.

Bráz

Inaugurada em abril de 2007, no Jardim Botânico, a pizzaria oferece menu com 36 opções de redondas. A qualidade dos ingredientes da casa merecem destaque: os embutidos são artesanais, os tomates pelados são importados da Itália, e as folhas e legumes são frescos ou marinados em alho e óleo de oliva, ervas e especiarias. Entre os destaques da casa estão a Caprese - preparada sobre uma base de mussarela, com fatias grossas de tomate caqui, rodelas de mussarela de búfala artesanal, folhas de manjericão gigante e pesto de azeitonas pretas; e a Rio - que leva mussarela, palitinhos de abobrinha, berinjela marinada e tomate fresco.

Pérgula

Localizado à beira da piscina do hotel Copacabana Palace, o restaurante atrai turistas e cariocas fascinados pela bela vista e pelo requinte do local. O restaurante serve café da manhã, brunch, almoço nos sistemas à la carte e bufê, além de jantar. O chef Luis Incao prepara diariamente pratos à base de frutos do mar, que são os mais pedidos da casa. Para a sobremesa há doces como Brownie de Chocolate com Sorvete de Creme e Creme Brûlée com Banana Caramelada.

Esplanada Grill

Aberto em 1988, o restaurante é uma das casas mais tradicionais do Rio de Janeiro, famosa pelo corte das carnes que são preparadas na grelha. As opções mais requisitadas são a Picanha de Vitela, o Bife de Chorizo, o Coração de Picanha e a Bisteca de Cordeiro. Os acompanhamentos sugeridos são palmito grelhado, farofa e batata - nas formas frita, palha ou sauté - além do arroz biro-biro. Outros destaques são a Linguiça de Cordeiro com Pinoli e o Leitãozinho com Tutu à Mineira, Arroz e Couve.

Aprazível

Localizado em Santa Teresa, o restaurante aposta em um ambiente bucólico em meio à natureza. Para entrada, a sugestão é a Salada Aprazível (folhas verdes e roxas, abobrinhas grelhadas no azeite, lascas de parmesão, tomate seco, fatias de berinjela, pimentão vermelho e vinagrete de tangerina). Entre os pratos principais, os destaques são a galinha caipira (servida com arroz, linguiça mineira, couve flor refogada, feijão escaldado e banana-da-terra assada) e o Filé de Salmão Primavera ao Molho Oriental (servido com purê de batata-baroa). Para arrematar a refeição há petit gâteau e a Manga Maravilha - calda de capim-limão sobre rocambole de mangada, sorvete de manga e coulis).

Casa da Feijoada

Aberto em 1989, o restaurante é especializado em comida brasileira. Como o próprio nome sugere, o destaque da casa é o tradicional prato tupiniquim. Servida em esquema de bufê, diariamente, ela pode ser turbinada com dez tipos de carnes e acompanhamentos à escolha do cliente. A saideira fica por conta das sobremesas caseiras, como o doce de leite e de abóbora artesanais.

Gero

Com cerca de 110 m², o restaurante é decorado com fotos do Rio antigo, tiradas por Cesar Barreto. Quem assina a cozinha é o chef Salvatore Loi, sempre à frente da gastronomia do Grupo Fasano. Sua culinária prima pelos ingredientes e pratos clássicos da culinária italiana como risotos, massas, carnes e peixes. Entre os destaques do cardápio está o Gnocchi di Patate alla Mediterranea - nhoque de batata dourado na panela com lula e vieira. Outra sugestão é o Ravióli di Anitra Al Profumo D´Arancia - massa fresca recheada com carne de pato no molho suave de laranja. Para sobremesa recomenda-se a Millefogue Fasano Clássica, conhecida tradicionalmente como mil-folhas, um dos doces mais pedidos da casa.

Foto: Getty Images

Atualizado em 7 Ago 2012.