Guia da Semana



Neste sábado (26), comemora-se o Dia do Cacau, um fruto rico em nutrientes originário da América do Sul, e que teve sua cultura desenvolvida pela civilização maia. Hoje, o chocolate, produto do cacau, é comercializado nos quatro cantos do mundo e faz sucesso entre pessoas de todas as idades. Pensando nos chocólatras da Cidade Maravilhosa, o Guia da Semana elaborou um roteiro especial para comemorar a data.

Bonbon D´or

Criada em 1983, foi a primeira loja de chocolates gourmet com embalagens sofisticadas. Hoje a empresa conta com um charmoso café, que assim como o chocolate, também é bastante requisitado pelos clientes. Na loja, os cariocas podem encontrar bombons, trufas, barras, macarons e chocolate fondant nos mais variados tamanhos, tipos e texturas.

Telefone: (21) 2287-4497

Beth Chocolates

Importadas da Bélgica, a matéria-prima e as formas divertidas fazem da Beth Chocolates uma das docerias mais requisitadas do Rio. Comandada pela chef chocolatier Elizabeth Garber, os bombons em forma de golfinhos, peixes, bonequinhos, gatos e joaninhas ganham mais de 120 recheios. Na loja, os chocolates de alto porcentual de cacau são vendidos em gotinhas para degustação, acompanhados de café expresso e cappuccino.

Telefone: (21) 3875-1868

Envídia Chocolateria

Localizada no Leblon, a casa oferece mais de 60 tipos de chocolates, como trufas, bombons, pirulitos e barrinhas. O ambiente romântico - decorado em tons de lilás e rosa, com motivos florais e mobília no estilo rococó - remete às confeitarias do início do século 20. Entre as opções artesanais feitas com o chocolate belga Barry-Callebaut está o Envídia - feito com cacau, ganache de laranja e pimenta rosa.

Telefone: (21) 2512-1313

Katz

A tradicional marca de pâtisserie e chocolates Katz oferece guloseimas como a famosa língua de gato e uma variedade de bombons, bolos, tortas, pães e biscoitos artesanais que podem ser saboreados com café, chocolate quente e chás. Para quem é diabético ou não quer sair da dieta, a Katz oferece uma linha especial de chocolates feitos sem açúcar.

Telefone: (21) 2294-7133

Chez Bonbon

Funcionando desde 1986, a Chez Bonbon produz chocolates finos e sofisticados, tendo como inspiração a técnica belga. Os quitutes elaborados pela empresa contêm aproximadamente 70% de cacau. Bombons e trufas fazem parte das linhas desenvolvidas, como a Chocolates Goumert. Além do doce, é possível degustar drinques com café, sanduíches gourmet, sopas, fondues, milkshakes, chás, quiches, tortas e bolos.

Telefone: (21) 3860-6161

Les Amants du Chocolat

Chocolate belga misturado com macadâmias, avelãs e amêndoas torradas em barrinhas, trufas, bombons e ovos de Páscoa: essas são algumas das opções oferecidas pela Les Amants du Chocolat. Manipulados pelos chocolatiers Christian Mattos e Gita Madeira, as iguarias da casa já são algumas das mais populares na Cidade Maravilhosa.

Telefone: (21) 3347-9390

Cacau Noir

Com recheios de pera, maracujá, flor de sal, cardamomo, açafrão, champanhe, gengibre e outras iguarias, a Cacau Noir produz ganaches, trufas e bombons. No menu, há barrinhas com cacau de Madagascar ou da Bélgica, obra da chef Solange Wiltgen.

Telefone: (21) 2529-6977

Foto: Getty Images

Atualizado em 7 Ago 2012.