Guia da Semana



O café, bebida tradicional produzida a partir dos grãos torrados do fruto do cafeeiro, foi descoberto na Etiópia em 850, mas foi disseminado e apresentado para o resto do mundo pelos árabes. Ao longo dos anos, a iguaria foi se sofisticando e ganhando fãs por todas as partes. Para comemorar o Dia Nacional do Café (24 de maio), o Guia da Semana elaborou um roteiro com sete casas especializadas na bebida. Faça sua escolha e delicie-se!

Armazém do Café - Barra da Tijuca

Inaugurada em 1997, a rede Armazém do Café logo se firmou como uma cafeteria gourmet com o requinte de uma boutique especializada. Na casa, o cliente escolhe entre café torrado, moído na hora ou em grãos, todos selecionados por região, tipo, peneira e bebida. Para acompanhar, a casa oferece pastéis integrais, quiches e waffles com sorvete. Destaque para o Submarino, bebida feita à base de café e que leva uma barra de chocolate derretida com leite quente; e o Condensaccino, um expresso quente com leite condensado e espuma de leite.

Alle Caffè - Jardim Botânico

O Alle Caffè aposta na seleção criteriosa dos grãos para o preparo da bebida, assim como na sua elaboração em diversas versões. Os dois blends de cafés especiais usados na casa, Delicatto e Bravo, são originários da Fazenda São Francisco, no município de São José do Vale do Rio Preto - região Serrana do estado do Rio. A partir deles, mais de 50 combinações são preparadas na cafeteria. Destaque para o Affetto, um expresso com doce de leite, chocolate cremoso e leite vaporizado; e o Cappuccino Martini, que combina expresso com martini, sorvete de café e chocolate.

Tabaco Café Bistrô - Shopping Avenida Central

Com a intenção de reunir em um mesmo local café e chá, o Tabaco Café Bistrô oferece café nas versões expresso, gelado, aromatizado, com chocolate derretido, cappuccino e com licor. Entre as sugestões do cardápio estão o Cherry Coffee - cubos de gelo de café expresso, sorvete de baunilha, licor de cereja e creme de chantilly; o Iced Coco - cubos de gelo de café expresso, sorvete de baunilha, leite de coco e calda de chocolate; e o Café Veneza - cubos de gelo de café expresso, sorvete de baunilha, licor de cassis e chantilly.

Rubro Café

Expressos e cappuccinos fazem parte do menu da cafeteria Rubro Café, que conta ainda com drinques como o Nut - taça com creme de avelã, expresso e leite vaporizado, produzido em máquinas italianas. Os grãos usados na produção das bebidas são do tipo arábica (cultivados no sul de Minas Gerais). Sanduíches e saladas são opções de comida para acompanhar as bebidas.

Déguster Café

Entre os destaque da Déguster Café estão os expressos, cappuccinos, mochaccinos e o elaborado Déguster Cioccolato, que mescla café com sorvete de creme, chocolate quente e chantilly. Para acompanhar as bebidas há sanduíches que vêm com batatas chips ou salada verde. Destaque para o Caprecce Gratin, feito na ciabatta com mussarela de búfala, tomate, rúcula, molho pesto e fatias de berinjela assada.

California Coffee

Localizado no coração de Ipanema, o California Coffee oferece bebidas quentes e geladas de baixa caloria e zero gordura trans. Lattes hots, ice, blends e frozens compõem o menu, além do tradicional expresso. Uma das principais sugestões é o Expresso Macchiato, servido com pingos de leite. Outra opção é o California, no qual o tradicional café com leite ganha sabores como baunilha, caramelo, avelã ou chocolate. Para acompanhar, o menu também apresenta cookies, tortinhas, pastéis de massa integral, pão de queijo e bolos caseiros.

Starbucks - Shopping Leblon

A unidade do Shopping Leblon da Starbucks segue o mesmo padrão das filiais espalhadas ao redor do mundo. O ambiente descontraído e com acesso livre à internet é ponto de encontro de jovens e trabalhadores que pretendem dar uma relaxada nos horários de intervalo. Destaque para o carro-chefe da casa, o Caramel Frappuccino, que leva café, gelo, xarope de caramelo, leite e chantilly. Além disso, o cardápio oferece opções de muffins, pães de queijo e croissants.

Foto: Getty Images

Atualizado em 7 Ago 2012.