Guia da Semana


Foto: Getty Images

O café, bebida tradicional produzida a partir dos grãos torrados do fruto do cafeeiro, foi descoberto na Etiópia em 850, mas foi disseminado e apresentado para o resto do mundo pelos árabes. Ao longo dos anos, a iguaria foi se sofisticando e ganhando fãs por todas as partes. Para comemorar o dia internacional do café (14 de abril), o Guia da Semana elaborou um roteiro com sete casas especializadas espalhadas na capital. Delicie-se!

A cafeteria Octavio Café, localizada no Itaim Bibi, oferece um menu com grãos importados de países como Etiópia, Tanzânia e Estados Unidos. Para acompanhar, a casa apresenta opções de comidinhas para o café da manhã, com pães, bolos e tortas, além de almoço e jantar, com sanduíches, saladas e massas.

Além da venda de cápsulas de consumo individual com café torrado e moído, a Nespresso oferece também máquinas que permitem extrair os aromas do café sob alta pressão, com uma espuma que conserva o sabor e os aromas na hora do consumo. O menu abriga opções como o expresso, cappuccino, lungo e ristretto.

A unidade Itaim Bibi da cafeteria Suplicy Cafés apresenta uma seleção de cafés de torra clara, média, escura, o orgânico e o microlote. Entre os petiscos, destaque para as empanadas, nas versões carne, frango e palmito, e a torta de limão.

No Santo Grão, localizado na badalada rua Oscar Freire, os apaixonados por café podem experimentar as seleções Santo Grão (Serrado de Minas, Sul de Minas e Mogiana), o orgânico e o descafeinado. Para aqueles que querem fugir dos tradicionais, a sugestão é o drinque Café Capri, que leva rum, amaretto, chantily e amêndoas.

Situado no boêmio bairro da Vila Madalena, o Ekoa Café oferece, além dos tradicionais cafezinhos, opções de pratos leves como Filé Mignon Orgânico e Salada de Agrião. Após finalizarem a refeição, os clientes podem fazer a "siesta" na rede presa na varanda.

A Starbucks da Alameda Santos segue o mesmo padrão das filiais espalhadas ao redor do mundo. O ambiente descontraído e com acesso livre à internet é ponto de encontro de jovens. Destaque para o carro-chefe da casa, o Caramel Frappuccino, que leva café, gelo, xarope de caramelo, leite e chantily. Além disso, o cardápio oferece opções de muffins, pães de queijo e croissants.

A última dica fica por conta da casa Coffee Lab, na Vila Madalena. Os destaques do menu são os cafezinhos exóticos, nas versões com cream cheese e sal. Para acompanhar, as sugestões são o Sanduíche de Fraldinha Desfiada ao Café e o Sagu de Café com Baunilha.

Atualizado em 7 Ago 2012.