Guia da Semana

Ponte Vecchio

Falar da Itália, para mim, parece simples, mas é, ao mesmo tempo, complicado. Fica difícil sugerir apenas um lugar dentre tantos maravilhosos que esse belo país possui.

Uma cidade que merece destaque é Firenze, capital da região da Toscana e também considerada a capital da moda e terreno das manifestações de arte.

Cidade belíssima, onde nasceram nomes importantes da história - exemplo mais marcante é Dante Alighieri, o autor da "Divina Comédia", que é um marco da literatura universal.

Para visitar a capital da Toscana e admirar toda a sua beleza artística são necessários, em média, quatro dias.

A zona antiga da cidade é rica em museus, igrejas e palácios, construídos numa época de grande movimento cultural que mudou o pensamento e a moral de toda a Itália, o Renascimento.

Para comer em Florença sugiro a Enoteca Pinchiorri (Via Ghibellina, 87), um dos melhores restaurantes italianos, com um completo acervo de vinhos.

O Sabatini (Via Pancini, 9) é caro, mas bem com especialidades toscanas. Quem procura algo "bom e barato", o Alle Murate (Via Ghibellina, 52) é uma ótima opção e que reúne as duas paixões dos italianos: comida e arte.

Para os fãs de sobremesas, a dica é La Boutique del Cioccolato (Via Maragliano, 12), com tortas e doces deliciosos em formato de obras de arte.

Para passear a Piazza della Signoria é uma opção. Em frente ao Palazzo Vecchio, hospeda o gabinete da prefeitura. Mesmo sendo uma cópia falsa, turistas se espremem para ver a escultura de Davi. A verdadeira, de Michelangelo, está na Accademia. Mas é de se admirar. Em Florença, até réplica vira obra de arte!

Nas proximidades de Firenze se localiza o Cennatoio Intervinias, onde se produz vinhos ecológicos (Via Bruno Buozzi, 268, Campi Bisenzio).

Também é possível visitar as diversas opções culturais que a cidade oferece a pé. Igrejas, museus, palácios e galerias são constantes. Entre eles, sugiro:

Tempio Maggiore: A Grande Sinagoga de Florença, considerada uma das mais belas da Europa.

PalazzoVecchio (Palácio Velho): Está localizado na Praça da Senhoria (Piazza della Signoria) da capital toscana. Em seu interior, abriga e expõe obras de grandes nomes. Entre eles Michelangelo.

Galleria degli Uffizi: (em português, Galeria dos Ofícios) É um palácio que abriga um dos mais famosos museus do mundo.

Visitar a Ponte Vecchio (Ponte Velha - foto acima) também é uma boa pedida. Localizada sobre o Rio Arno, é famosa por ter uma grande quantidade de lojas (principalmente ourivesarias e joalharias) ao longo de sua extensão. Foi a única que sobreviveu aos estragos da Segunda Guerra e continua a atrair muitos turistas, não só pelas lojas ao seu arredor, como também pela vista que proporciona. No meio dela, há um busto do famoso ourives Benvenuto Cellini.

No Mercato di San Lorenzo você encontra artigos de couro. Mesmo sendo mercado, as coisas não são superbaratas, mas dá para pechinchar. Além de couro, encontra-se de tudo um pouco. De roupas a lembrancinhas variadas - Via dell´ Ariento, Piazza San Lorenzo.

Na Via Tornabuoni ficam as lojas "alta costura". As melhores lojas de roupas, sapatos e estilo. Lá você encontra peças assinadas por Armani, Gucci, Versace, Coveri e Ferragamo.

Não é necessário ser louco por moda para conhecer o Museu Ferragamo, que disponibiliza 10.000 pares de sapatos. Num palácio medieval perto da Ponte Vecchio, o museu é uma instituição dedicado à arte de fazer sapatos para Audrey Hepburn, Greta Garbo, etc. O passeio é gratuito, mas só com hora marcada por telefone.

Em minha opinião, nada mais cult e interessante do que passear por Firenze!



***

Gostou ?Então, leia a última coluna do Sérgio
Agradável aos olhos e ao paladar
Quem é o colunista: Sérgio Arno.


O que faz: Chef de Cozinha e empresário.


Pecado gastronômico: Adoro Pastel. Inclusive os coloquei no cardápio do La Vecchia Cucina.

Melhor lugar do Brasil: Salvador.

Fale com ele: [email protected]

Atualizado em 7 Ago 2012.