Guia da Semana

Confira o roteiro para o Dia dos Namorados, com dicas de estabelecimentos e diversidade gastronômica.

O Zaza Bistrô preparou refeições afrodisíacas para essa data, com três opções de cardápio. Uma delas é a All we need is Love, que conta com salada composta por caprese vertical, mussarela de búfala e tomates secos (acompanha um buquê de rúcula orgânica em tepanade). O prato principal é o filé mignon grelhado, risoto de arroz negro de cogumelos e agrião. Para finalizar, a sobremesa é o petit gâteau de creme de avelã, com ratatoille de frutas vermelhas e sorvete de natas.

O Mr.Lam buscou inspiração no casal de atores Brad Pitt e Angelina Jolie para criar a nova sobremesa do Dia dos Namorados, a Brad e Jolie. Os ingredientes são caviar de sagu marinado em vinho do porto, servido com cream cheese na massa folhada e calda de flor de laranjeira.

No Mensateria, a sugestão para a entrada são os pirulitos de mix de queijo com páprica, gergelim, ervas de Provence e linhaça, com molho picante. Entre os pratos principais, sugestões como o filé mignon grelhado, cogumelo recheado com farofa de ervas e batata noisette e o filé de salmão com manteiga de castanhas com risoto de maracujá. Já as sobremesas, são a torta de sonho de valsa e a torta de maçã com amêndoas. O menu será servido no dia 12, no almoço e jantar.

No cardápio especial, o Carmelo terá duas opções de pratos principais e uma sobremesa. As sugestões são o filé de salmão com pera ao molho de laranja, shoyo e ervas com arroz tailandês, e o filé migon ao molho de vinho do porto com risoto de cogumelos e telha de arroz selvagem. Para finalizar, a sobremesa é o harumaki de chocolate com morangos flambados.

O restaurante Nomangue preparou como entrada, o tradicional petisco da casa, com dois minipastéis (carne, queijo, siri e camarão). Para o prato principal, a sugestão é a Flor de Camarão, com pétalas de abobrinha, arroz de camarão e refogado de chuchu. A sobremesa é o merengue de banana. No dia 12 de junho, o restaurante fechará mais tarde, às 23h.

O Ki oferece menu completo acompanhado por um espumante espanhol. A sugestão para a entrada é o tempura de pétalas de rosas. O casal tem algumas opções de prato principal, como gunkans de ovas de salmão, sashimis de polvo, além das referências clássicas da gastronomia japonesa como sushis, makimonos, uramakis e hot rolls. A sobremesa é o harumaki de banana com sorvete e calda de chocolate.

O jantar no Zozô inclui um amuse bouche - roll de salmão com creme de limão siciliano e ovas -, taça de espumante e chocolate belga em formato de flor. Como entrada, há o tarte tatin de tomate com queijo de cabra e gelato de azeite e manjericão. Entre os principais, está o risoto de abóbora com bacalhau confit, pesto e pinoles. Para sobremesa, a casa oferece sablé de coco com morangos na baunilha em fava, sorvete de tapioca e caramelo balsâmico, e parfait de chocolate belga com calda quente de nutella e granita de chocolate branco. Outra boa pedida é o fondant de chocolate belga com sorvete de macadâmia. O menu será oferecido nos jantares de sábado e domingo, das 20h à 1h, mediante reserva.

O Caroline Café elaborou um cardápio com duas opções completas para degustação. Um deles inclui dupla salada com guacamole, ovo de codorna, amêndoas torradas, rúcula e tortilhas como entrada. O prato principal é O Vagabundo e a Dama, que leva filé de frango em cubos, abacaxi, cebolinha, gengibre, amendoim torrado, arroz, curry e açafrão, tudo servido no abacaxi. Para a sobremesa, duplo hurumaki de queijo fresco com geleia de framboesa.

No asiático Mok Sakebar, o Dia dos Namorados começa com o cappuccino de cogumelos com chantilly de trufas brancas. A entrada fica por conta do salmão curado em beterraba, tartare de frutas e azeite de ervas. Um dos pratos principais é o combinado afrodisíaco de 20 peças especiais do sushibar. Para a sobremesa, sorvete artesanal Envídia nos sabores lichia com perfume de saquê ou gergelim negro.

Para começar a refeição no Prima Bruschetteria, o local oferece a bruschetta de burrata, tomate cereja e alcachofra, ou a de brie com mel e nozes. Em seguida, o prato principal é o tagliatelle com camarões e tomates em molho de prosecco. A outra opção é o risoto de linguiça artesanal picante. Para finalizar, a sobremesa é o crocante de banana com gelato de Nutella, além da bruschetta de mascarpone e morangos em balsâmico. Os clientes que pedirem o menu completo e uma garrafa de Chandon Rosé, ganham uma garrafinha de Chandon Rosé baby para levar.

Fotos: Mok Sakebar - Gabriela Temer, Prima Bruschetteria - Tomas Rangel, Zozô - Rodrigo Azevedo e divulgação.

Atualizado em 7 Ago 2012.