Guia da Semana

Foto: Divulgação / Substância


Pedir um cappuccino em seu país de origem, a Itália, é certeza de receber uma xícara grande, onde uma mistura de café, leite e espuma de leite se encontra fumegante. Agora, fazer esse pedido no Brasil já é um pouco diferente: em uma xícara similar pode vir também chocolate, um líquido ralinho ou até uma boa camada de chantilly... É, desde que chegou ao país, o cappuccino nunca mais foi o mesmo.

Apesar das diferentes adaptações que recebeu em cada região - o costume do chantilly é gaúcho, enquanto o chocolate parece ter dominado as cafeterias de todas as partes -, essa bebida, é fato, consolidou seu espaço entre os consumidores de café no país. Neste inverno, então, ela deixou as xícaras e máquinas para realçar o sabor de receitas de doces. Na Kopenhagen, uma das maiores empresas de chocolate, ela aparece como sabor dos famosos mousses da marca; em outra doceira conhecida, a Amor aos Pedaços, ela é o destaque de seu anual festival de chocolate.

Doce de colher de cappuccino
da Amor aos Pedaços
"O cappuccino traz muita doçura, anula o amargor do café e permite fazer um monte de combinações. Já o café puro tem a personalidade forte e não é com todo ingrediente que vai ficar gostoso", explica Marisol Vieitez, da cafeteria Nicecup. Em receitas que tradicionalmente levam chocolate, por exemplo, dá para substituí-lo por cappuccino, na proporção de um quarto de café para três que seriam usadas para o doce. Se considerarmos que todo cappuccino brasileiro já leva chocolate na composição, é preciso tomar cuidado para não exagerar na doçura do resultado final.

Cappuccino em pó
A febre dessa bebida fez, já há algum tempo, empresas do setor criarem uma espécie de pó de cappuccino, que passou a ser copiado também pelas donas-de-casa. A especialista Marisol alerta, porém, que mesmo com sabor similar, o líquido feito dessa mistura caseira ou da comprada pronta sempre será fake. "Para ser cappuccino, o leite tem que ser vaporizado, ou seja, passar por um processo para ficar cremoso e poder dar o resultado certo", explica. Só quem tem uma cremeira em casa, um aparelhinho que deixa o leite cremoso, é que pode chegar perto de fazer um verdadeiro cappuccino.

Quem usa a bebida em pó também comete outra heresia ao prepará-la: ferve o leite ou a água para adicioná-la à mistura. "Quando ferve, o leite passa do ponto ideal para que a gente consiga deixá-lo cremoso. Cappuccino é mais leite que café, tem que estar muito cremoso", diz Marisol. Alias, essa é uma das principais dicas para conferir sua qualidade: cappuccino que é cappuccino não é nada ralo, tem que ser muito cremoso e, além disso, não fica com aquele cheirinho de leite fervido.

Madar Cappucino
com rosas, para Dia das Mães
da Nicecup
Se fazê-lo em casa, portanto, não é melhor solução para quem quer degustar um cappuccino de qualidade, o jeito é recorrer às cafeterias que, além da bebida, possuem comidinhas para acompanhar. O único alerta é não se entusiasmar muito com a combinação entre pratos e cappuccino para não sair do local com calorias a mais. "Essa é uma bebida muito calórica. A versão tradicional possui, em média, 250 calorias e, com chantilly então, a média sobe para 300", afirma a nutricionista Karine Rabaiolli, da Substância, marca gaúcha de alimentos.

Mesmo um tanto calórico, o líquido pode até fazer bem para quem o consome no inverno, uma época em que o corpo gasta 10% a mais de calorias que em outras estações. "O cappuccino deixa o corpo aquecido e, além disso, eleva os níveis de serotonina, a responsável pela sensação de prazer e bem estar", explica Karine. Outros bons nutrientes presentes na receita são os flavonóides, poderosos antioxidantes, e o cálcio, que contribui com a estrutura óssea do organismo. "Até mesmo gelado, o cappuccino acaba por ´aquecer´ o corpo", diz a nutricionista.

Em pó, com chocolate ou não, feito à maneira italiana ou com muito chantilly, o cappucino pode ser o ingrediente da vez neste inverno, inclusive em receitas de doces e, quem sabe, salgados. Marisol Vieitez já adiantou que está preparando um prato feito com cappuccino para estrear no Dia dos Namorados, em 12 de junho. Enquanto a data não chega, ela aproveita para finalizar a entrevista com uma frase até piegas. "O melhor cappuccino do mundo é aquele que a pessoa gosta, que vai dar prazer a ela, que vai fazer sua alma ficar feliz junto". Alguém discorda?

Receitinhas
? COFFEE SHAKE - cappuccino em pó gelado
Por Karine Rabaiolli, da Substância

Rendimento: 3 porções
Valor calórico: 40 kcal por porção

Ingredientes:
3 colheres (sopa) de frozen baunilha light
100 ml de leite desnatado
Cappuccino em pó
Água mineral sem gás
Chocolate em pó light
Modo de preparo: coloque no liquidificador o frozen e o leite desnatado. Misture o pó do cappuccino com a água mineral e acrescente aos outros ingredientes. Bata tudo junto. Sirva o coffee shake gelado em um copo de vodca.


? MADAR - Cappuccino à moda tradicional quentinho
Por Marisol Vieitez, que criou um cappuccino de rosas para o Dia das Mães na Nicecup

Ingredientes:
1 xícara de café
150 ml de leite
Essência de rosas a gosto (cerca de uma colher de chá)
Modo de preparo: prepare o café e reserve. Coloque a essência de rosas no leite e aqueça-o (se possível, vaporize-o numa cremeira para que fique bem encorpado e cremoso). Em seguida, coloque o leite aromatizado sobre o café e sirva.


Serviço:

Nicecup
Rua Pedro Nicole, 01, Chácara Klabin
Fone: (11) 5083-1012

Substância
www.substancia.com.br

Atualizado em 7 Ago 2012.