Guia da Semana

Foto: Divulgação

Prato Carioquinha do restaurante Dalva e Dito, em São Paulo

Quem não se lembra daquela comidinha preparada pela avó com todo carinho? Com intuito de despertar a memória gustativa ligada à infância, alguns restaurantes deixaram de lado a sofisticação e se especializaram em uma nova tendência gastronômica: a comfort food. Esse conceito nasceu nos Estados Unidos em um contraponto ao fast food e caiu nas graças dos chefs brasileiros há pouco tempo. Por aqui, eles utilizam aromas e sabores que fazem viajar no tempo.

"A proposta dessa cozinha é o resgate afetivo das lembranças através da comida. Normalmente, os pratos têm apelo nostálgico e dão uma sensação de conforto, pois a infância é a fase mais segura da vida", explica Renata Cruz, chef e proprietária do restaurante Amici, uma casa voltada para comfort food. Segundo ela, esse tipo de culinária desperta sensações agradáveis e evoca o bem-estar relacionado a bons momentos da vida.

Para que você possa deliciar um tradicional prato da vovó, o Guia da Semana selecionou alguns restaurantes onde é possível sentir o prazer dessa culinária.

São Paulo

Foto: Divulgação

Buffet do Mesa da Nena, em São Paulo

Mesa da Nena

Quem quer se sentir acolhido, o Mesa da Nena é uma boa pedida. Com ambiente simples e aconchegante, a casa serve a tradicional "cozinha de mãe", que oferece sensação de bem- estar. Todos os dias, há um buffet que segue a linha da comfort food, com carnes, aves e peixes. Os pratos são elaborados pela Chef Maria Fernanda Chueiri, que cria opções diariamente, sem nunca repeti-las.

Dalva e Dito

Comandado pelo chef Alex Atala, o restaurante tem como proposta servir receitas familiares brasileiras. Entre os destaques do cardápio estão o pernil de porco, a moqueca capixaba e o Carioquinha, composto por feijão preto, arroz, farofa, mandioca e asinha de frango ou iscas de peixe, acompanhado de salada de tomate e cebola. No subsolo, há um bar e uma adega que seguem o mesmo conceito, onde é possível pedir salgados como coxinha e empadinhas.

Amici

Decorado com retratos de família e amigos, o restaurante Amici aposta na cozinha afetiva. Os pratos chegam às mesas com bagagem de emoção, quase tudo feito na lenha e na parrilla a carvão. Comandado pela chef Renata Cruz, o cardápio traz receitas simples, penne com molho de tomate e Manjericão e picanha com farofa de banana. Para sobremesa, há pudim e creme de paçoquinha.

Rio de Janeiro

Foto: Site Oficial

Tradicional feijoada do Fazendola, no Jardim Botânico

Fazendola

Instalado em uma casa no Jardim Botânico, o restaurante Fazendola é fiel à cozinha tradicional e traz diversas receitas caseiras. O clássico da comfort food é a carne assada, que pode ser encontrada todos os dias no buffet. Há também carne assada, frango com quiabo e picadinho com purê de batatas.

Noz Moscada

Localizada no Leblon, a casa possui um ambiente acolhedor e intimista. As refeições servidas são saudáveis e caseiras, o desperta uma ótima sensação. No menu, há sopas, massas e carnes. A cada dia da semana é servida uma opção diferente de prato e sobremesa. O picadinho de frango, que pode acompanhar saladinha multi verde e arroz de brócolis e cenoura, é uma boa opção para que deseja resgatar aquele gostinho de infância.

O Botequim

Com 28 anos de história, o local oferece comida tipicamente brasileira em fartas porções. As comidas típicas de casa, como o picadinho de carne com arroz, ovo frito e bananinhas, fazem parte do cardápio. A casa onde o restaurante está instalado foi construída no início século 20, o que contribui para tornar o ambiente ainda mais familiar.

Atualizado em 7 Ago 2012.