Guia da Semana

Foto: Getty Images

Pode ser que doa para algumas pessoas saber disso, mas estamos condicionados a comer açúcar demais ou sal demais ou, então, outros temperos e condimentos que, em excesso, só prejudicam a nossa saúde e, de certa forma, nos deixam cada vez mais condicionados aos sabores.

O que há de mal em tomar café sem açúcar ou outro adoçante artificial? Você consegue? Eu também não conseguia até fazer um curso de barista no qual descobri que o melhor do café está no próprio café e não no açúcar que adicionamos. Então, se você vai tentando, vai se acostumando e perdendo o condicionamento, que lhe foi ensinado desde criança, de que o doce é bom! E isso funciona não só com o café, mas com qualquer suco de fruta, chás, etc. (para quê colocar açúcar?).

Aliás, a maioria das pessoas é educada desta maneira, seja por crenças dos pais, seja por influência fortíssima da mídia. Quer um exemplo? Quando estávamos chorando por algum motivo, por mais fútil que fosse, nossas mães nos davam o que para acalmar? Água com açúcar!

É fato que as crianças aceitem primeiro os sabores doces, contudo, isso não significa que ela deva ser educada a comer doces e em grande quantidade. Posteriormente, quando vamos crescendo, ficamos mais seletivos com relação à alimentação que nos é ofertada e nos tornamos dependentes de outro elemento muito importante na alimentação: o sal. Esse, em excesso, é tão prejudicial quanto o açúcar (demasiadamente) e funciona como uma droga: quanto mais você coloca na comida, menos sensível ao sabor que ele tem você fica e, conseqüentemente, mais você quer.

Mas então para quê tudo isso? Sinceramente, a resposta é: para nada que seja bom para a saúde. Se todos começassem a prestar atenção ao que comem, veriam que não é preciso exagerar no adoçante (seja artificial, açúcar, mel, etc.) e nem no "salgante" (glutamato monossódico, sal, sal light, sal marinho, etc.), pois isso só faz bem para quem vende!

Leia as colunas anteriores de Carla Milani:

As muitas faces


Quem procura...

Moda em todo o mundo

Quem é a colunista: Carla Milani. Apaixonada por alimentos e bebidas.

O que faz: Nutricionista e Barista

Pecado gastronômico: Massas, massas e mais massas!!!

Melhor lugar do Brasil: Todos!!! (mas em especial o Rio de Janeiro...)

Fale com ela: csmilani@ig.com.br

Atualizado em 7 Ago 2012.