Guia da Semana




Ingredientes:

Folhas verdes (de preferência orgânicas)
1 tomate
3 dentes de alho
1 molho de tomilho
1 berinjela
1 molho de manjericão
150 ml de azeite extra virgem
30 ml de vinagre balsâmico
1 colher de sopa de mostarda Dijon
5 g de cominho
5 g de sal
1 limão
2 champinhons de Paris
20 gr de manteiga
1 folha chinesa
1 queijo cabra tipo crottin
4 azeitonas chilenas
1 filé de aliche

Preparo:

Tomate confit : Tire a semente e a pele do tomate na água quente. Corte em quatro pedaços. Pique o alho e o tomilho e coloque por cima dos tomates com azeite e sal. Leve ao forno a 180º durante 30 minutos. Guardar.

Caviar de berinjela: Assar a berinjela no forno durante 45 minutos, tirar o miolo com uma colher e espremer um limão em cima. Picar um dente de alho com quatro folhas de manjericão, cominho, azeite e sal a gosto e misturar com as sementes de berinjela. Guardar.

Tapenade: Tirar os caroços das azeitonas e picar juntamente com o filet de aliche. Guardar.

Molho Pistou: Passar as folhas de manjericão na água fervendo, colocar no liquidificador, com um dente de alho, azeite, uma colher de café de vinagre balsâmico e uma colher de café de mostarda Dijon.

Montagem:

Enrolar o queijo de cabra na folha chinesa e refogá-lo na manteiga junto com o champignon Paris. Colocar as folhas verdes temperadas com vinagrete balsâmico de um lado do prato, depois enfeitar o prato com uma colher de café de tapenade, uma colher de chá de caviar de berinjela, salpicar algumas gotas de molho pistou pelo prato. Colocar o queijo cabra crocante no centro do prato, junto com o champinhom Paris. Servir.


Foto: divulgação

* Olivier Cozan é chef do Olivier Cozan Le Restaurant

Atualizado em 7 Ago 2012.