Guia da Semana

Foto: Getty Images
O preço dos chocolates na época que antecede a Páscoa chega a ser "salgado" mesmo. E todo mundo fica imaginando as delícias que vêm acompanhadas desta época religiosa e muito saborosa, diga-se de passagem. Os alimentos mais consumidos, pelos católicos, são os peixes e também os tentadores ovos de chocolates em suas mil e uma versões adocicadas e outras nem tanto.

Seja ele em forma de barra, tablete, ovo, bolo, uns preferem mais amargo, outros preferem os dietéticos e tem ainda os que gostam de apreciá-lo salgado. É isso mesmo, você nunca ouviu falar de chocolate salgado?

Já inventaram chocolate 18 quilates com ouro comestível (ou pelo menos algum efeito especial parecido com a reluzente coloração dourada e que aumenta consideravelmente o valor final também) em sua composição, chocolate com pimenta, e outras infinitas variações que sempre estão em evidência, afinal, o chocolate é uma iguaria que merece e vai muito bem com todos os tipos de ingredientes.

Mas esse tipo de chocolate não é o amargo, ao contrário do que pensam, mas sim um feito com flores de sal (são cristais que ficam nas superfícies das salinas, retirados com cautela para não se perder a textura característica).

Esse tipo de tempero (se é que podemos chamar assim) pode ter um preço tão salgado quanto a sua origem. O mais conhecido, que inclusive é comercializado aqui no Brasil, é o Guérande, que tem o mesmo nome da cidade francesa, onde foi originado. Há também versões brasileiras do produto que são bem mais em conta e valem a pena serem degustadas por quem gosta de ingredientes e preparações diferentes e sofisticadas.

Há ainda a possibilidade de se fazer receitas salgadas com o tradicional chocolate (mas é melhor nas versões meio amargo e amargo que têm menos açúcar em suas composições), como por exemplo, massa de macarrão, molhos para carnes, recheios. É só usar a criatividade e mãos à obra. Na internet, é possível de se encontrar todo o tipo de receita com chocolate, mas vale a pena testar antes de convidar o(a) namorado(a) ou quem quer que seja para apreciar seus dotes culinários, afinal a gente nunca sabe quem coloca essas receitas no ar e nem a qualidade dos produtos, equipamentos e utensílios testados, fato que interfere e muito no prato final.

Leia as colunas anteriores de Carla Milani:

Também é "Retrô"

"X" + "M" + "A" + "P" = SABOR

Tudo o que é bom

Quem é a colunista: Carla Milani. Apaixonada por alimentos e bebidas.

O que faz: Nutricionista e Barista

Pecado gastronômico: Massas, massas e mais massas!!!

Melhor lugar do Brasil: Todos!!! (mas em especial o Rio de Janeiro...)

Fale com ela: csmilani@ig.com.br

Atualizado em 7 Ago 2012.