Guia da Semana

Foto: Temakeria & Cia


Considerado uma espécie de sushi gigante envolvido por uma alga, o Temaki - que significa enrolado a mão - surge em diversas versões. Saudável, prático e cheio de sabor, os cones são preparados tradicionalmente à base de alga, arroz e peixe, basicamente os mesmos ingredientes do sushi e base de demais pratos da culinária oriental.

Antigamente, o temaki era mero coadjuvante no cenário da culinária japonesa. Ele foi criado no Japão para reaproveitar os alimentos que sobravam do preparo de sushis, sashimis e filés de peixes. Era utilizada, por exemplo, a carne mais próxima no dorso do salmão. Também eram menores, servidos como entradas, conceito que hoje foi modificado. Para fazê-lo, não é necessária a esteira utilizada para o preparo do sushi. Um temaki típico tem por volta de dez centímetros de comprimento. Como outros pratos da culinária japonesa, o alimento é leve e combina com o verão.

O modelo importado de Tóquio virou mania em outros grandes centros urbanos como Nova Iorque e Londres. Aqui no Brasil, virou sensação entre os apreciadores da cozinha do oriente.
Foto: Getty Images


Por ser uma iguaria de rápido preparo, formato geométrico e que possibilita o consumo até mesmo em pé, tornou-se muito popular nas principais capitais brasileiras. De olho neste boom, empresários trouxeram do exterior um novo modelo de restaurantes que atendem o público admirador desta iguaria, dando origem às temakerias.

Responsável por abrir a primeira temakeria no Rio de Janeiro, Michel Jager, proprietário da lanchonete Koni Store - com unidades espalhadas por todo o Brasil -, percebeu que todos os restaurantes japoneses traziam a formalidade peculiar da terra do sol nascente. Resolveu inovar, aliando o famoso jeitinho brasileiro ao cardápio nipônico. "No Rio de Janeiro, o consumo era muito casual. Quando montamos o negócio, pensamos em fazê-lo (temaki) num tamanho razoável, com ingredientes que o deixassem com cara de tropicalizado" explica.

As receitas mais tradicionais de temaki incluíam apenas uma mistura de arroz, vinagre de arroz, açúcar e combu (alga) e o peixe, geralmente atum ou salmão, picado com cebolinha. Como não podia deixar de ser, a iguaria foi abrasileirada e é possível encontrar temakis dos mais diversos sabores, criados para agradar o paladar dos clientes. Algumas criações mais ousadas ganharam um toque especial com manga, cream cheese, tomate seco, queijo coalho e maionese. Ainda mais destoantes do modelo original, os cones doces podem ser encontrados recheados com banana, morango, chantilly, leite condensado e chocolate.

Dica : Assim como os sushis tradicionais, os temakis devem ser consumidos prontamente, para manter a alga crocante.

Confira o roteiro que o Guia da Semana elaborou para você saborear essa maravilha do oriente!

São Paulo
Ícone Temakeria
Apresenta diversos recheios, como enguia e tilápia, que também podem ser apreciados na versão míni. Para aqueles que não são fãs de temaki, criou o cone enrolado em pão de folha. Dividido em três ambientes - varanda, lounge e salão interno - a temakeria já virou point para matar a fome depois da balada.

No cardápio, mais de 25 opções de temakis com cones doces ou salgados e ainda receitas exclusivas para agradar os vegetarianos e os que não gostam da alga, com temakis enrolados no pão folha.

Foto: Yoi Rolls

Yoi Rolls
Pioneiro do conceito temakerias, o restaurante oferece para o cliente a opção de montar o temaki com até três ingredientes de sua escolha. No menu, deliciosas combinações como o Temaki Yoi, de salmão batido com maionese, gengibre, kani e ovas de tobiko, além de outras opções da culinária nipônica, como uramakis e hossomakis, porções de shimeji e shitaki e opções de saladas, como a Califórnia de folhas variadas, pepino e manga. Além dos cones, a casa oferece saladas e sobremesas, como os picolés coreanos Melona.

Temakeria & Cia

Considerado como uma das casas do gênero mais movimentadas da cidade, o destaque são os 15 sabores do cone japonês disponíveis em dois tamanhos: 80g e 150g de recheio. A pedida é o de salmão com camarão empanado e molho tarê. No cardápio, outros pratos de comida japonesa, como hot rolls, sushis e sashimis.

Os ambientes são divididos em mesas no primeiro salão, ideal para casais ou turma de amigos; em salas reservadas, boas para reuniões de trabalho ou entre amigos e, os fundos, com um quintal com mesas ao ar livre boas para acolher turmas grandes.

Rio de Janeiro

Foto: Koni Store


Koni Store

Com 11 unidades espalhadas pelo Rio de Janeiro, o restaurante japonês Koni Store conta com um cardápio de mais de 25 opções (entre doces e salgados) do enrolado à base de alga, arroz e peixes variados que dá nome ao estabelecimento.

Um exemplo de como a iguaria pode ser pedida pela clientela é a versão Koni Poke, feita com cebolinha empanada, cream cheese e salmão. Para acompanhar as refeições, as lojas da rede disponibilizam bebidas como a soda soft japonesa e sakê em lata.

Temaki House
O empresário Marcelo Mutuano trouxe para comandar a cozinha o experiente sushiman Netto, pioneiro no sistema de temakis na cidade. No cardápio, sabores como polvo simples, o mix fish crunch, com salmão, atum, peixe branco, cebolinha, gergelim com flocos de arroz, enguia defumada, salmão com ikura. Para a sobremesa, boas sugestões são a banana caramelada com sorvete, o brownie com sorvete e salada de frutas da estação.

Curitiba
Triumvirat
Oferecendo mais de 30 opções de temakis, o Triumvirat é um restaurante estilo fast-food. Sabores como atum coberto com chips de alho poró e salmão com maionese japonesa são alguns dos exemplos. A casa permite que os clientes montem seus próprios temakis e as melhores combinações serão inclusas no cardápio. Os pratos custam a partir de R$ 7,90 e também contemplam a versão doce da iguaria nipônica, como morgando com nutella.

Porto Alegre
Tmaki

É uma casa especializada em cones, sem esquecer a tradicional comida japonesa. Tem um conceito, onde o cliente entra, compra, come por ali ou sai andando. O formato geométrico oferece variados recheios. São 25 sabores diferentes, entre eles o temaki hot filadélfia, destaca-se.

Belém
HAI!

Uma das temakerias mais conhecidas do Pará, oferece cerca de 20 tipos diferentes da iguaria. O carro-chefe da casa é o Kanisutra que leva caranguejo prensado, cream cheese e biscoitinho têmpura. Outra pedida é o koi, uma combinação que envolve anchova defumada, kani, cream cheese e gergelim.

Salvador
Temaki Box
Inaugurada em abril de 2007, a casa de fast food japonês Temaki Box, especializada em temakis, tem como diferencial explorar o conceito de refeição rápida e a sofisticação descolada da cultura nipônica moderna. Entre as novidades estão um temaki doce quente, com massa de hot roll, recheio Romeu e Julieta e sorvete; e a exclusividade em oferecer Melona, picolé asiático de melão que virou febre em São Paulo.

O cardápio, no divertido formato de cubo, explora desde os famosos sabores tradicionais até recheios inusitados, como o Rubras (salmão, camarão, cebolinha, flocos de arroz e geléia de pimenta) e Shake Couve (salmão, cebolinha e cream cheese, envoltos em massa crocante, acompanhados de couve frita, levemente adocicado).

Brasília

Foto: Sushi Brasil


Sushi Brasil - Temakeria

Localizado no Casa Park, o local comandado pelo empresário Ricardo Cavalcante oferece 35 opções dessa iguaria da culinária oriental. Entre os sabores enrolados estão salmão, atum, peixes brancos e kani. O menu de temakis está dividido em quatro sessões: tradicional, especial, diferente e apimentado.

Para quem gosta de dar aquele toque pessoal há, ainda, o Monte seu Temaki, com ingredientes a livre escolha. Outras opções são os Temaki Sobremesa, nos sabores Morango com Chocolate, Doce de Leite com Cream Cheese, Banana com Canela e Romeu e Julieta. Todos vêm em casquinhas de sorvete.

Atualizado em 7 Ago 2012.