Guia da Semana


Prezados amigos leitores, nesses últimos meses, estamos passando por mudanças que, aos poucos, estão me deixando com medo, frustrado, preocupado, indignado, mas principalmente triste de ver aquilo que estão fazendo com nossa cidade de São Paulo.

Há muito tempo São Paulo é tida, por unanimidade, como a melhor capital do País e até uma das melhores no mundo por sua noite, bares, boates, baladas, restaurantes, fast-foods e shoppings.

Podíamos falar, de boca cheia, que a cidade nunca parava, pois sempre tivemos tudo aquilo que queríamos, 24 horas ao dia. Fazíamos compras em supermercado, íamos à academia à noite, podíamos comprar flores às três da manhã ou, quem sabe, comer um belo sanduíche de pernil, tomar uma saideira com amigos... Ou comer um belo prato de macarrão de madrugada antes de irmos para casa. Lembro-me que, para nós que temos restaurantes e sempre saíamos tarde devido ao trabalho, pelo menos tínhamos algo para fazer e nos divertir... E hoje?

Quando me deparo com tudo que ocorreu e está ocorrendo com esta cidade, caio em profunda tristeza. Vamos aos fatos: Não temos culpa se esta cidade se tornou violenta, com total falta de policiamento à noite, por isto resolveram fechar bares de periferia e até de bairros mais afastados para os crimes diminuírem. Depois, se estes bares não obedeciam, fechavam, eram lacrados só para poderem mostrar aos meios de comunicação que estas medidas proporcionaram quedas na violência. Perai! Você não bebe então fica manso? Ou será que você só briga e mata fora de casa? Quer dizer que seu eu beber em casa vou estar sempre bonzinho?

Bem, como é mais difícil fechar bares em bairros como Vila Madalena, Itaim, Jardins ou Moema, pois contam com maior concentração de pessoas e todas elas mais esclarecidas, resolveram, então, entrar pesado com alvarás, licenças e a famosa Lei do Psiu. Mais uma vez obtiveram, através da intransigência, êxito, com fiscais truculentos confiscando cadeiras e mesas em calçadas, com falta de alvarás de funcionamento e com supostos barulhos que incomodavam as pessoas.

Com a Lei do Psiu (que até hoje não entendo), nossos hábitos foram modificados. Claro que não podemos berrar e fazer bagunça após certa hora, mas não podemos conversar e nos divertir? Não estou aqui colocando os extremos em julgamento, mas, sim, mostrando que nem o normal é mais permitido.

Após isto, resolveram fechar as casas de diversão masculinas. Sim, exatamente! As casas que tinham as moças lá dentro! Muitos homens, turistas, executivos freqüentavam discretamente essas casas, pois nada melhor depois de um dia cheio de trabalho, estresse, ou até após uma conclusão de grandes negócios, comemorarmos nessas casas fechadas, sem chamar atenção com pessoas de nível muito bom e etc... Estas são casas caras, sem barulho, sem porres, sem brigas e mesmo assim conseguiram fechar praticamente todas mais importantes! Será que já estamos em ano de eleição?

Bom, vale recapitular: bar tem hora para fechar; bares que não possuem licença definitiva foram fechados e lacrados; bares que emitiam algum som foram fechados definitivamente; e as casas de diversão? Foram fechadas por quê? Isso, nem eu e nem elas entendemos...

Mas continuemos, agora, com o golpe fatal. Depois de tudo isso, agora não podemos beber nada!

Resolveram que, assim, fica mais fácil, que assim, definitivamente, vão conseguir fechar todos os bares, restaurantes, padarias, 24 horas, sei lá.

Estamos todos indo para o abismo, proprietários já estão fechando seus estabelecimentos, outros despedindo funcionários. Onde será que isso vai acabar? Onde o funcionário que será despedido irá afogar suas mágoas? Pois não terá nem lugar mais para tomar uma cerveja e chorar. Só será permitido em casa, com os filhos e a mulher enchendo o saco!

Para sairmos com moças teremos que usar internet e classificados? Aliás, vai ser bom. Vão sobrar mais espaços nas prateleiras dos supermercados. Aquelas em que ficavam as bebidas alcoólicas, podem colocar artigos religiosos, livros de auto-ajuda, com títulos do seguinte gênero: "Como superar a perda de emprego", "Tomar leite faz bem a saúde", "Dicas de procura na internet de acompanhantes", "Como montar seu bar virtual até altas horas e nunca ser fechado", "Ser feliz tomando água mineral", "Beba com amigos na internet", "Degustando Chateau cheval Blanc no vídeo", "Aprenda a degustar sua bebida pelo seu PC". E assim vai ser a vida daqui para frente.

Talvez tenham esquecido que o radicalismo, muitas vezes, pode trazer conseqüências muito, mas muito piores... Mas como aqui é sempre assim, temos de suportar mais essas injustiças... São Paulo está morrendo aos poucos e ninguém está fazendo nada. Eu era feliz. Percebi isto só agora!

***

Gostou ?Então, leia a última coluna do Sérgio
Roteiro gastrocultural
Quem é o colunista: Sérgio Arno.


O que faz: Chef de Cozinha e empresário.


Pecado gastronômico: Adoro Pastel. Inclusive os coloquei no cardápio do La Vecchia Cucina.

Melhor lugar do Brasil: Salvador.

Fale com ele: [email protected]

Atualizado em 7 Ago 2012.