Guia da Semana

Foto: Getty Images
A cafeína é um composto químico classificado como alcalóide (uma substância derivada de plantas que contêm, em sua fórmula, basicamente nitrogênio, oxigênio, hidrogênio e carbono).

Os efeitos da cafeína no organismo humano variam de pessoa para pessoa, isto é, depende da idade, peso, capacidade hepática em metabolizar essa substância, etc. Mas, em média, uma xícara de café é suficiente para manter uma pessoa adulta em estado de alerta de três a seis horas.

Mas como será que ela age? A cafeína é confundida no sistema nervoso central com um neurotransmissor chamado "Adenosina". Esse neurotransmissor, por sua vez, é responsável pela sensação de sono, o qual é acumulado durante o dia. É como se ele preparasse o cérebro para dar uma pausa e descansar para poder enfrentar outro dia. Daí a explicação de ela ter a capacidade manter as pessoas "acordadas", pois confundindo o sistema nervoso, ao invés de a adenosina agir, quem age é cafeína, estimulando e contraindo os vasos sanguíneos.

Se ela age como uma droga, há quem diga que também pode viciar, mas essa informação é muito controversa, já que não existe comprovação de que os efeitos causados pelo estímulo do sistema nervoso possam causar dependência ou serem danosos ao organismo, além do que, geralmente as drogas que têm esse poder de vício são comprovadamente prejudiciais por causarem centenas de efeitos adversos.

Lembrando que, da mesma forma que o café não contém somente cafeína. Pelo contrário, existem inúmeras substâncias que possuem até mesmo efeitos benéficos à saúde (como é o caso dos ácidos clorogênicos) e também há outros alimentos que contêm cafeína em diversas concentrações. Segue abaixo uma lista da quantidade média de cafeína nas principais bebidas que a possui:

Chocolate quente (1 xícara de 150ml) - em torno de 6mg.

Chá-mate (1 xícara de 150ml) - 12 a 28mg.

Refrigerante à base de cola (1 lata de 350ml) - 34 a 46mg.

Energéticos (1 lata de 250ml) - em torno de 80mg.

Café de coador (1 xícara de 150ml) - 64 a 124mg.

Café expresso (1 xícara de 150ml) - 110 a 150mg.

Leia as colunas anteriores de Carla Milani:

Salgado e "salgado"

Também é "Retrô"

"X" + "M" + "A" + "P" = SABOR

Quem é a colunista: Carla Milani. Apaixonada por alimentos e bebidas.

O que faz: Nutricionista e Barista

Pecado gastronômico: Massas, massas e mais massas!!!

Melhor lugar do Brasil: Todos!!! (mas em especial o Rio de Janeiro...)

Fale com ela: csmilani@ig.com.br

Atualizado em 7 Ago 2012.