Guia da Semana

Foto: Tevaprapas Makklay/Wikipedia

Idosos e monges buditas recebem bênçãos com água no Songkran

Água, reverência a Buda e os melhores sabores à mesa. No próximo 13 de abril, os tailandeses comemoram o Ano Novo, lá chamado de Songkran. A festa, que dura três dias, inspira restaurantes tailandeses e asiáticos no mundo todo a organizarem festivais para celebrar a passagem.

"O Songkran antecede a plantação do arroz, alimento-base de todas as culturas da região e que crescerá nos alagados", comenta Davi Zisman, chef e restauranteur do carioca Nam Thai e do paulistano Ban Kao. Antes da água das monções, as chuvas regulares que caem no Sudeste Asiático entre maio e setembro, a população celebra o novo ciclo limpando suas casas e lavando as imagens de Buda, com pedidos de purificação e proteção.

A água também é símbolo de boas vibrações entre as gerações. Idosos e monges budistas têm suas mãos lavadas por visitantes e familiares, que pedem bênçãos aos mais velhos e à natureza para o ano que começa. Nas ruas, bolinhas de água e borrifadores refrescam o calor e alegram os tailandeses, numa divertida batalha campal.

A água está na celebração organizada de 13 a 16 de abril no Thai Gardens, rede internacional da chef Tasanai Pian-O-Pas. "Fazemos o mais próximo possível da comemoração tailandesa, com uma linda decoração especial e o ritual da purificação, com a lavagem do nosso Buda", diz Humberto Ewllanger, diretor de operações da unidade de São Paulo. Segundo Ewllanger, clientes já voltaram agradecendo as bençãos alcançadas, como aconteceu com um casal que conseguiu engravidar.

Foto: Divulgação

O salão do Thai Gardens, nos Jardins, será belamente decorado para a festividade

O menu, servido apenas no jantar, traz duas opções de entrada, prato principal e sobremesa. Curry puff, um pastel típico, e Yam po la mai, salada de frutas mista com amendoim e molho de tamarindo são as entradas. Como principais, Pla lad prik, peixe branco à milanesa ao molho de tamarindo, ou Nua ob, filé mignon grelhado ao curry vermelho preparado com leite de coco e repolho. As sobremesas são Pudim de banana ao estilo thai ou Doce de abóbora ao leite de coco. O menu tem o preço de R$ 39,00, e é sugerida a reserva para garantir a participação na festa.

No Ban Kao, casa de orientação asiática, o chef Davi Zisman oferece currys familiares que lá aprendeu , alguns com mais de 40 especiarias, e fartas porções de arroz. "Não há a tradição de um único ou principal prato no Songkran. O que não pode faltar é arroz, o ingrediente nacional", comenta Zisman.

Foto: Divulgação

Doce de abóbora na telha de harumaki, criação do chef Davi Zisman

O chef prepara um cardápio especial com salada fria de peito de pato de entrada e Singapura Laksa - talharim de arroz frito com frutos do mar, leite de coco, tamarindo e curry - como prato principal. Para a sobremesa, Doce de abóbora em telha de harumaki. Os pratos serão servidos entre os dias 13 e 18 de abril e o menu custa R$ 80,00.

Outros restaurantes como Mestiço, Tele Thai, Tiger também oferecem os sabores da Tailândia em seus menus, além do Obá, que comemora cinco anos de operação próximo ao Songkran, realizando seu festival tailandês entre 15 e 25 de abril.

Atualizado em 7 Ago 2012.