Guia da Semana


Como se não bastasse ter o dom da arte de cozinhar, a cada dia descubro benefícios e propriedades dos alimentos que uso diariamente. Por isso, na coluna desta semana, vou tratar de um assunto muito especial e que inclusive mexe com as nossas sensações: As massas, seus temperos e suas propriedades.

Sabemos dos efeitos prazerosos que o consumo de chocolate, por exemplo, causa ao cérebro. Os acompanhamentos e temperos das massas também nos proporcionam diversas sensações. Há pessoas que sentem prazer em comer simplesmente massa e, se acompanhada por bons temperos, as sensações vão além.

Particularmente escolho cada massa e seus temperos de acordo com suas propriedades relacionadas aos sentidos. Como o Tagliatelli de castanha-do-pará com molho branco, presunto parma e champignon, que é correlacionado à saúde, pois a castanha-do-pará auxilia na diminuição do estresse por conter um importante antioxidante, o selênio.

Já o Penne com brócolis, iscas de filé mignon, tomate picado e azeitonas pretas é correlacionado à alegria, uma vez que o brócolis é rico em ácido fólico, que é importante para a liberação da serotonina. Além de garantir o bom humor, renova as células e previne defeitos no sistema nervoso dos fetos, portanto é essencial para as gestantes.

Confio e acredito nas sensações e benefícios que destaquei e outros tantos que estão nos menus dos melhores restaurantes do País. Porém, mais importante que ter ingredientes saudáveis e benéficos é, com certeza, cozinhar com paixão, pois nós chefs e gourmets transmitimos nossos sentidos e emoções através do que cozinhamos, e é isso o fator principal que nos leva ao sucesso.

Gostou ?Então, leia a última coluna do Sérgio
A eterna busca por qualidade de vida
Quem é o colunista: Sérgio Arno.


O que faz: Chef de Cozinha e empresário.


Pecado gastronômico: Adoro Pastel. Inclusive os coloquei no cardápio do La Vecchia Cucina.

Melhor lugar do Brasil: Salvador.

Fale com ele: [email protected]

Atualizado em 7 Ago 2012.