Guia da Semana
Restaurantes
Por Redação Guia da Semana

Suflê


Iguaria leve, salgada ou doce, feita à base de um creme de farinha de trigo ou maisena, de um ingrediente principal - legumes, peixe, queijo, chocolate, entre outros -, de claras em neve e servida na própria vasilha em que foi levada ao forno.

Etimologicamente, a palavra aportuguesada suflê vem do verbo francês souffler, que significa soprar, respirar. Sendo assim, a explicação para o tradicionalíssimo prato francês fica fácil. Para fazer juz ao nome, ele chega à mesa estufado, leve e fofinho, como se tivesse sido avivado por um sopro.

Se o seu preparo fosse tão fácil quanto sua prazerosa degustação, provavelmente o suflê ganharia mais crédito na mesa dos brasileiros. Esse efeito "souffler" só é obtido com a ajuda de alguns segredinhos. A clara batida deve ficar presa às pás da batedeira quando elas forem erguidas, sem escorrer. Além disso, o prato deve ser consumido assim que sair do forno, porque murcha muito rapidamente. Bom para os gulosos!

Conheça outros pratos típicos da França


Atualizado em 7 Ago 2012.

Mais notícias

Bullguer vende sanduíche a R$10 nesta segunda-feira (22); saiba tudo!

Restaurantes

10 pratos imperdíveis com frutos do mar para provar em São Paulo

Restaurantes

Points gastronômicos em São Paulo com pratos especiais para o verão 2021

Restaurantes

Bob’s Galak com doce de leite Moça nas versões Big Cascão, Bob’s Max e Milk Shake entra no cardápio da rede por tempo limitado

Restaurantes

Com pernil fatiado, vinagrete e queijo prato, hamburgueria lança sanduíche em homenagem ao aniversário de São Paulo

Restaurantes

21 restaurantes para comemorar o Aniversário de São Paulo 2021

Restaurantes