Guia da Semana

Foto: Getty Images
Tudo o que somos, vestimos e comemos passa por influências das mais diversas, que podem ser denominadas: "tendência", "moda", "inclinação" etc. Essas influências são ótimas para quem é ligado no mundo, principalmente quem trabalha com vendas para os mais variados públicos.

Essas variações de gostos (moda) influenciam muito na gastronomia, principalmente no que diz respeito à tendência de aparência física. O que era considerado até mesmo status há algumas décadas, hoje é considerado um abuso, como, por exemplo, ser um pouco mais carnudo... Apesar de que nos últimos anos, as pessoas têm tido mais noção de que bonito mesmo é ser saudável e talvez até têm se conscientizado a respeito dos efeitos maléficos que a magreza excessiva pode trazer.

Mas essas inclinações podem influenciar muito mais o que comemos. Um exemplo claro disso é a tendência ao "retrô", não só nas roupas e acessórios, mas também nos cardápios. Uma coisa é certa: independentemente de tendências, de uma maneira geral, as pessoas valorizam alimentos com sabores que as remetem a momentos especiais, ou seja, esses alimentos e preparações as confortam.

É por isso que, quando notamos em algum cardápio ou coquetel ou festa, a presença de um alimento que nos remete à infância ou outros tempos passados, aquela preparação passa a ser especial. Muitos buffets servem pratos que não saem de moda nunca ou, simplesmente, inovam e os servem de maneira diferente... Esse é o caso das tradicionais línguas de sogra, servidas atualmente em talheres de prata. Ou dos ponches inovados e servidos como refinados coquetéis.

Até mesmo um "cubo mágico" de gelatina foi criado pela chef do Mani, Helena Rizzo, o qual é feito com creme de leite e gelatina, mas não faz parte do cardápio do restaurante.

Essa moda "retrô", além de dar água na boca, é "supimpa pra dedéu".

Leia as colunas anteriores de Carla Milani:

"X" + "M" + "A" + "P" = SABOR

Tudo o que é bom

"Superpadocas

Quem é a colunista: Carla Milani. Apaixonada por alimentos e bebidas.

O que faz: Nutricionista e Barista

Pecado gastronômico: Massas, massas e mais massas!!!

Melhor lugar do Brasil: Todos!!! (mas em especial o Rio de Janeiro...)

Fale com ela: csmilani@ig.com.br

Atualizado em 7 Ago 2012.