![]() Foto: Restaurante Chef Rouge |
A história dessa delícia francesa é curiosa, para não dizer, surpreendente. Revela que com uma boa dose de talento, um bocado de criatividade e uma pitadinha de sorte uma simples receita pode virar história. Embora já existisse desde o final do século 17, em Sologne, na França, foram as irmãs Tatin e o restaurante Maxim´s de Paris que a tornaram tão conhecida.
Em 1895, uma das irmãs Tartin viajou para Paris e lá conheceu seu namorado, Eugène Coornuché, coincidentemente, o maître do tal restaurante Maxim´s. A moça exigiu a inclusão de uma de suas receitas no menu da casa. Na época, o restaurante não era nada famoso; vendia chás, cafés e bolos. Depois de pestanejar, Eugène rendeu-se ao pedido da namorada. A Tarte Tartin foi o primeiro prato quente servido pelo local.
Mais tarde, o Maxim´s foi comprado por um grupo de investidores, do qual fazia parte Máxime Gaillard - que deu nome ao restaurante. De todos os pratos que compunham o cardápio do antigo estabelecimento, apenas a Tarte Tartin foi preservada e continua sendo uma das principais sobremesas da casa até hoje.
Conheça outros pratos típicos da França
Atualizado em 7 Ago 2012.