Guia da Semana
Restaurantes
Por Edson Castro

Tem que experimentar

Confira um especial com pratos típicos de cada região do país que você tem que experimentar.

Helder Ribeiro

Por Edson Castro

São sotaques, costumes, folclore e povos. O Brasil é um país tão grande que as mudanças culturais são sensíveis de estado para estado, quanto mais de uma região para a outra. Mas nada é tão diversificado de um canto para o outro do Brasil como a nossa gastronomia.

"Devido ao modo como o Brasil foi colonizado e as diferenças geográficas do país, a cozinha brasileira varia muito de região para região. Até a forma de comer certos alimentos varia", afirma Jorge da Hora, professor de gastronomia do Senac. "Somos privilegiados por termos a maior biodiversidade do mundo, o que possibilita que tenhamos elementos ímpares em nossa gastronomia", ressalta.

Mesmo assim, alguns pratos tornam-se obrigatórios em cada região do país. O Guia da Semana preparou um especial com os pratos que você tem que experimentar quando visitar cada uma delas.

É claro que alguns pratos típicos vão ficar de fora, mas nada impede de que você experimente nossas recomendações e descubra novos pratos da gastronomia local.

Norte - Tacacá no Tucupi

Uma das especialidades da região parece um trava língua: o tacacá no tucupi. O tacacá, prato originário dos índios, feito a base de mandioca e camarão, é servido em cuias junto com o tucupi, uma espécie de sopa feita com mandioca fervida com alho e chicória.

Nordeste - Moqueca

O Nordeste é recheado de pratos típicos, mas a moqueca é um dos mais disseminados pratos servidos na região. Com origem indígena, a moqueca foi passando por diversas transformações promovidas pelos portugueses e espanhóis.

Feita com pimentão, leite de coco e cebola, ela pode ser feita de camarão ou peixe e é tradicionalmente cozida em uma panela de barrro.

Centro-Oeste - Pacu assado

A culinária da região Centro Oeste também tem suas raízes diretamente ligada com a cultura indígena. Tradicionalmente, os pratos são temperados com raízes que nascem na região como o açafrão ou o gengibre, além do básico alçafrão, cebolinha e coentro.

Nos cardápios, destacam-se os peixes de água doce, como o Pacu Assado, que não é um peixe em si, mas sim o nome dado a
Nos cardápios, destacam-se os peixes de água doce, como o Pacu Assado, que não é um peixe em si, mas sim o nome dado a vários tipos que vivem no pantanal matogrossense.

Sudeste - Pizza

Para alguns, é apenas uma alternativa para não ter que cozinhar no final de semana, para outros é uma verdadeira paixão. Tudo bem que pizzarias não faltam no país, mas é em São Paulo, berço da colônia italiana no Brasil, que o prato virou costume.

Com borda fina ou grossa, recheada ou não, a variedade de sabores para se escolher é quase infinita, ainda mais se levarmos em conta as coberturas doces, mas uma coisa é certa: é difícil encontrar alguém que não goste de redondas.

Sul - Churrasco

Não é de se estranhar que nos pampas - área que compreende o Rio Grande do Sul, Argentina e Uruguai - a primeira grande região de criação de gado da América do Sul, o prato típico seja o churrasco.

Apesar de ter diversas formas de preparo dependendo de onde você estiver, a receita típica envolve a utilização do sal grosso para temperar e o uso de carvão o ou lenha para assar a peça de carne.

O modo de preparo tradicional do sul se disseminou pelo país, mas nada como experimentar o tradicional tempero gaúcho em sua terra natal.


Por Edson Castro

Atualizado em 7 Ago 2012.

Mais notícias

Bullguer vende sanduíche a R$10 nesta segunda-feira (22); saiba tudo!

Restaurantes

10 pratos imperdíveis com frutos do mar para provar em São Paulo

Restaurantes

Points gastronômicos em São Paulo com pratos especiais para o verão 2021

Restaurantes

Bob’s Galak com doce de leite Moça nas versões Big Cascão, Bob’s Max e Milk Shake entra no cardápio da rede por tempo limitado

Restaurantes

Com pernil fatiado, vinagrete e queijo prato, hamburgueria lança sanduíche em homenagem ao aniversário de São Paulo

Restaurantes

21 restaurantes para comemorar o Aniversário de São Paulo 2021

Restaurantes