Guia da Semana

Por Edson Castro

São sotaques, costumes, folclore e povos. O Brasil é um país tão grande que as mudanças culturais são sensíveis de estado para estado, quanto mais de uma região para a outra. Mas nada é tão diversificado de um canto para o outro do Brasil como a nossa gastronomia.

"Devido ao modo como o Brasil foi colonizado e as diferenças geográficas do país, a cozinha brasileira varia muito de região para região. Até a forma de comer certos alimentos varia", afirma Jorge da Hora, professor de gastronomia do Senac. "Somos privilegiados por termos a maior biodiversidade do mundo, o que possibilita que tenhamos elementos ímpares em nossa gastronomia", ressalta.

Mesmo assim, alguns pratos tornam-se obrigatórios em cada região do país. O Guia da Semana preparou um especial com os pratos que você tem que experimentar quando visitar cada uma delas.

É claro que alguns pratos típicos vão ficar de fora, mas nada impede de que você experimente nossas recomendações e descubra novos pratos da gastronomia local.

Norte - Tacacá no Tucupi

Uma das especialidades da região parece um trava língua: o tacacá no tucupi. O tacacá, prato originário dos índios, feito a base de mandioca e camarão, é servido em cuias junto com o tucupi, uma espécie de sopa feita com mandioca fervida com alho e chicória.

Nordeste - Moqueca

O Nordeste é recheado de pratos típicos, mas a moqueca é um dos mais disseminados pratos servidos na região. Com origem indígena, a moqueca foi passando por diversas transformações promovidas pelos portugueses e espanhóis.

Feita com pimentão, leite de coco e cebola, ela pode ser feita de camarão ou peixe e é tradicionalmente cozida em uma panela de barrro.

Centro-Oeste - Pacu assado

A culinária da região Centro Oeste também tem suas raízes diretamente ligada com a cultura indígena. Tradicionalmente, os pratos são temperados com raízes que nascem na região como o açafrão ou o gengibre, além do básico alçafrão, cebolinha e coentro.

Nos cardápios, destacam-se os peixes de água doce, como o Pacu Assado, que não é um peixe em si, mas sim o nome dado a
Nos cardápios, destacam-se os peixes de água doce, como o Pacu Assado, que não é um peixe em si, mas sim o nome dado a vários tipos que vivem no pantanal matogrossense.

Sudeste - Pizza

Para alguns, é apenas uma alternativa para não ter que cozinhar no final de semana, para outros é uma verdadeira paixão. Tudo bem que pizzarias não faltam no país, mas é em São Paulo, berço da colônia italiana no Brasil, que o prato virou costume.

Com borda fina ou grossa, recheada ou não, a variedade de sabores para se escolher é quase infinita, ainda mais se levarmos em conta as coberturas doces, mas uma coisa é certa: é difícil encontrar alguém que não goste de redondas.

Sul - Churrasco

Não é de se estranhar que nos pampas - área que compreende o Rio Grande do Sul, Argentina e Uruguai - a primeira grande região de criação de gado da América do Sul, o prato típico seja o churrasco.

Apesar de ter diversas formas de preparo dependendo de onde você estiver, a receita típica envolve a utilização do sal grosso para temperar e o uso de carvão o ou lenha para assar a peça de carne.

O modo de preparo tradicional do sul se disseminou pelo país, mas nada como experimentar o tradicional tempero gaúcho em sua terra natal.

Por Edson Castro

Atualizado em 7 Ago 2012.