Guia da Semana


Quero escrever sobre comida e me pego a pensar por onde começar para falar de um tema que nos é tão familiar e por vezes tão distante. Vivemos tão preocupados com o tempo, nossas responsabilidades, nossos compromissos, nossas agendas, que me assusta o quão pouco tempo separamos para o ritual e celebração da alimentação.

Existe algum prazer maior do que, antes do almoço, destampar uma panela e ver o vapor com o aroma se espalhar pela cozinha esperando ser descoberto por alguma alma faminta? Poucos, não?

Claro que em São Paulo não se pretende que alguém faça um percurso de 12 quilômetros para voltar para casa e almoçar. Mesmo sendo, querido leitor, o melhor que poderia acontecer, seria possível substituir um restaurante barulhento e repleto de gente pela calma da sua casa, onde você compartilharia a ocasião com as pessoas que você ama?

Devemos, então, pelo menos ter consciência deste momento quando sentamos para desfrutar um dos prazeres mais sagrados e assim reivindicar o direito de desacelerar algumas horas por dia.

Este seria um bom começo para melhorar a nossa alimentação e também a qualidade de vida, não acham? Aqui vai a minha reivindicação: necessitamos de tempo para desfrutar o sabor!

Tempo para os prazeres que nos fazem ser o que somos: apreciadores em potencial.

Pensem nisso!

Quem é a colunista: Clo Dimet

O que faz: Chef e proprietária do La Table O & CO, em S.P., e do restaurante Butiá em Farol de Jose Ignácio - Uruguai

Pecado gastronômico: Azeite de oliva

Melhor lugar do Brasil: Todos que eu ainda não conheci

Fale com ela:
[email protected]

Atualizado em 7 Ago 2012.