Guia da Semana
Restaurantes
Por Juliane Corrêa

Temporada da tainha em Florianópolis

Aprenda mais sobre esta iguaria regional.

Tainha é prato típico na mesa dos manezinhos (Divulgação)

Elas têm em média 30 centímetros de comprimento, mas podem chegar a um metro, em alguns casos, pesando até 8kg. Quando a temperatura começa a baixar, as tainhas saem da Lagoa dos Patos, no Rio Grade do Sul, e sobem com as correntes atlânticas, rumo ao norte para a reprodução, entre julho e novembro.

+ Receitas super simples com tainha
+ 10 pontos turísticos que você precisa visitar em Florianópolis

Neste ano, a pesca da tainha está liberada a partir de 15 de maio até 16 de julho, quando começa o defeso. Na Ilha de Santa Catarina, em Florianópolis, olheiros e embarcados tomam seus postos para a temporada. Os primeiros observam os cardumes, e as embarcações vão em busca dos peixes, com redes de emalhar e de arrasto - as tainhas são espertas e não são fáceis de pescar com anzol.

O trabalho começa às 6h e vai até o pôr-do-sol, já que é raro as tainhas aparecerem à noite. Dos barcos, os peixes seguem frescos para os mercados.

Nas praias de Florianópolis, os lanços, como são chamados os arrastos, são motivo de comemoração. A população e os turistas ajudam a puxar as redes tomadas por toneladas do pescado, que muitas vezes saem direto da areia para as panelas dos restaurantes e ribeirinhos da orla ou são dadas a quem ajudou como agradecimento. Aliás, em termos gastronômicos, a tainha é o carro-chefe sda culinária manezinha.


Por Juliane Corrêa

Atualizado em 23 Mai 2013.

Mais notícias

São Paulo ganha primeira casa dedicada ao avocado; saiba tudo!

Restaurantes

Restaurante Abbraccio aposta em Festival de Lula para os dias quentes do verão; saiba tudo!

Restaurantes

Bullguer vende sanduíche a R$10 nesta segunda-feira (22); saiba tudo!

Restaurantes

10 pratos imperdíveis com frutos do mar para provar em São Paulo

Restaurantes

Points gastronômicos em São Paulo com pratos especiais para o verão 2021

Restaurantes

Bob’s Galak com doce de leite Moça nas versões Big Cascão, Bob’s Max e Milk Shake entra no cardápio da rede por tempo limitado

Restaurantes