Guia da Semana

Foto: Bia Sirena


O centro de Porto Alegre há algum tempo deixou de ser o principal point da noite na Capital. Mas, procurando um pouquinho, os notívagos encontram um pouco da Lapa Carioca por aqui. Na tradicional Duque de Caxias, entre os imponentes prédios do Centro Histórico estão duas das opções. Para os mais ­refinados uma ótima pedida é a Champanharia Ovelha Negra. A decoração e a iluminação são bons motivos para conhecer. Além, lógico, dos espumantes e champanhes nacionais e importados. Outro cantinho especial, o Bar Tutti Giorni está no coração da Capital: no viaduto da Borges de Medeiros, precisamente no Passeio da Estações- Outono. Ali os boêmios aproveitam as noites quentes de verão de `Forno Alegre`.

Na Champanharia o ambiente nos leva para os bares sofisticados da Lapa Carioca. A decoração de azulejos, espelhos e mesas de madeira rústica criam um verdadeiro clima de boteco refinado no prédio dos anos 1920 onde já funcionou um armazém. Casais curtem momentos românticos à meia luz. Amigos curtem a trilha composta de samba canção e soul music num volume bem agradável para um bom papo. Espumantes que vão de R$ 34,00 a 260,00 formam um cardápio que também traz sanduíches e petiscos como uma porção de oito deliciosas brusquetas a R$ 10,00. A escolha de quanto gastar na noite é sua, opções deliciosas não faltam. Avisos importantes: a) o movimento começa às 19h, b) a cozinha fecha às 23h (descubra lá como te avisam disso!), c) vá preparado para não encontrar todas as opções de bebidas que aparecem no menu. Aliás, o menu da Ovelha Negra faz uma simpática referência à autora do sucesso que dá nome ao lugar: o sanduíche Rita Lee.

Se você é adepto de diversão ao ar livre, apreciando um dos cartões postais de Porto Alegre, seu lugar é o Tutti Giorni. O nome é uma referência ao dono do local, que é descendente de italianos, o Nani, mas o garçom é uruguaio. Tudo muito democrático, mesmo o bar sendo considerado a sede da GRAFAR (Grafistas Associados do Rio Grande do Sul) nas terças-feiras. As mesas de plásticos estão espalhadas sobre o viaduto e o agito também começa por volta das 19h, mas vai até mais tarde. O cenário do viaduto iluminado é um charme à parte, e também remete às ruas da Lapa. A trilha sonora é a conversa animada das galeras que se sentam também nas escadas quando faltam mesas. Fica a dica pra chegar cedo, pois a cerveja gelada, servida nos tradicionais copos de boteco, pode acabar.

Se você é eclético e curte variar o cenário das suas noites pode aproveitar as duas opções, inclusive o trajeto a pé de uma para outra é bem seguro. Apesar de a Champanharia ser mais classuda, ela se autodenomina um boteco e abre as portas para quem quer apenas provar uma boa bebida sem gastar muito. Do mesmo jeito, você não precisa ser da trupe dos alternativos para se sentar na escada do viaduto da Borges para tomar uma cerveja gelada no Tutti Giorni. Basta ter vontade de conhecer uma parte diferente do Centro Histórico de Porto Alegre e se surpreender com o que encontra. Aviso: nenhum dos lugares oferece um atendimento primoroso, então vá para se divertir.
Logo mais conto um mais do que rola na noite do Centro. Talvez a gente se cruze por ai... Ah! Aceito sugestões.

Serviço (informações dos bares):

Champanharia Ovelha Negra
Primeira Champanhia do Brasil
Rua Duque de Caxias, 690, Centro - (51) 3061.7021
De segunda a sexta das 18h30 às 23h
Mais informações no site http://champanhariaovelhanegra.com.br


Bar Tutti Giorni
Avenida Borges de Medeiros, 788 - Altos do Viaduto da Borges - (51) 9839-6515
Almoço: De segunda a sábado, das 11h às 14h.
Happy Hour: Terça, das 19h à 1h.

Quem é a Colunista: Bia Sirena.

O que faz: Jornalista

Pecado Gastronômico: galeto e polenta frita (sou gringa).

Melhor lugar do mundo: onde estou agora.

O que está ouvindo no rádio, mp3 e iPod: Beatles.

Fale com ela: acesse seu blog ou a siga no twitter (@biasirena).

Atualizado em 7 Ago 2012.