Guia da Semana

Foto: Getty Images

Após cinco anos da última visita ao país, Bono promete encantar novamente os fãs

Depois de duas apresentações memoráveis no Brasil, em 1998 e 2006 - com direito a beijinho na boca de fã no palco - a banda irlandesa desembarca novamente no país para três shows em São Paulo. Com a turnê U2 360º, baladas novas como Get on your boots dividem o set list com hits como Sunday Bloody Sunday e With or Without You.

E como em toda banda consagrada há sempre uma grande estrela, no caso do U2, o vocalista vai além do título de popstar para entrar para o hall de famosos queridinhos mundialmente. Conhecido por seu ativismo em causas políticas e sócio-ambientais, Bono Vox já foi nomeado ao Prêmio Nobel da Paz e eleito Celebridade do Ano pela revista Time, em 2006.

Com um amor declarado pelas terras brasileiras, o Guia da Semana preparou uma lista de sugestões para que Bono aproveite da melhor forma possível sua estadia por aqui, com opções de noite e gastronomia não só em São Paulo, mas também nas principais capitais - vai que ele queira dar uma esticadinha né? Na seleção à la Bono Vox, bares de rock e pubs irlandeses que fazem gringo se sentir em casa, além de restaurantes vegetarianos - o cantor levanta com orgulho a bandeira do vegetarianismo - que seguem uma postura sustentável. Confira!

São Paulo

Morrison Rock Bar

Quando você pede a um paulistano uma dica de bar para escutar clássicos do rock'n roll na cidade, pode ter certeza que o Morrison será um dos lugares citados. No badalado bairro da Vila Madalena, a programação conta com shows ao vivo de bandas covers que celebram grupos que fizeram história no estilo musical.

Finnegan's

Um dos mais antigos pubs da capital paulista - desde 1988 - segue criteriosamente a linha dos tradicionais bares da Irlanda e Inglaterra, tanto na decoração quanto no cardápio recheado de cervejas importadas. Instalado num casarão em Pinheiros, a jukebox e o jogo de dardos agregam diversão à noitada.

Fulô

Nada mais com a cara de Bono no Brasil que um restaurante vegetariano aconchegante e descontraído que serve - pasme - caipirinha orgânica! Além de se deliciar com a bebida brasileiríssima, o vocalista pode apreciar massas caseiras e receitas leves como o Lótus, que traz arroz cateto ao curry, rúcula, shitake e castanha de caju servido com palmito, pupunha e chutney de abacaxi

Rio de Janeiro

Shenanigan's

"Aqui não há estranhos, apenas amigos que ainda não se conheceram". É assim que o Shenanigan's dá as boas-vindas à clientela, em um cartaz pregado logo na entrada. Sete tipos de chopes, além de cervejas nacionais e importadas compõem a carta de bebidas do típico pub irlandês do bairro de Ipanema.

Universo Orgânico

Se a diversidade de frutas no Brasil já deixa os gringos veganos boquiabertos, imagina se deparar com sucos de luz e iguarias líquidas preparadas com frutas do conde e algas marinhas. E o melhor: tudo com certificado orgânico pela OIA (Organização Internacional de Agropecuária). A chef Tiana Rodrigues, além de servir alimentos frescos e sem agrotóxicos, adota a filosofia "raw food", que utiliza alimentos crus ou cozidos até 38ºC.

Florianópolis

Talyesin Rock Bar

Foto: Divulgação / Site Oficial

Clássicos das décadas passadas embalam a noite no Talyesin

Discotecagem com o melhor dos anos 50, 60 e 70 atrai um público diversificado a casa, que fica na região central de Florianópolis. Comidinhas de boteco são outro grande atrativo para quem procura um típico bar de pop-rock.

DNA Natural

Em plena Lagoa da Conceição, um dos principais pontos turísticos da cidade, o DNA Natural oferece refeições saudáveis, como wraps e saladas personalizadas. Além de saborear sucos terapêuticos com diferentes funcionalidades para o organismo, Bono poderia experimentar um clássico tupiniquim: açaí de tigela.

Porto Alegre

Finnegan Irish Pub

O U2 aparece no quadros de suas paredes e é figurinha carimbada no set list da casa. Com uma proposta intimista, o Finnegan apresenta um menu farto de cervejas - claras, escuras, doces e frutadas - como um bom pub em estilo irlandês e o tradicional pratinho brasileiro de amendoins para acompanhar.

Equilibrium

Ao lado de todo o verde do Parque da Farroupilha e em pleno mercado do Bonfim, o restaurante vegetariano ganhou fama em dois anos apenas pelo boca a boca de quem o frequentava. Sem um cardápio fixo, todo dia há novidades entre os 16 tipos de saladas e seis massas.

Belo Horizonte

Café Viena Beer

Com mais de 570 rótulos provenientes de 21 países, o Café Viena Beer foi eleito o estabelecimento com a melhor carta de cerveja de Belo Horizonte pela Veja Comer e Beber, de 2010. Se não bastasse, a casa possui ainda uma cerveja de fabricação própria, elaborada com três tipos de malte e dois de lúpulo europeus.

Mandala Restaurante Natural

Cercado por um pequeno jardim, é um lugar perfeito para provar uma boa feijoada vegetariana e outros pratos sem carne, mas com um toque bem brasileiro. O mexidão vegetariano é um deles, com arroz integral, feijão, torresmo de soja, couve, bananas grelhadas e farinha de mandioca. A casa é adepta da técnica de cocção: os alimentos são preparados apenas com calor e vapor, mantendo ao máximo seus nutrientes.

Salvador

Groove Bar

Foto: Divulgação / Site Oficial

A casa traz shows ao vivo com bandas que tocam, principalmente, hits dos anos 80

Em plena noitada baiana, o Groove Bar surge com uma proposta diferenciada e apresenta o melhor da música dos anos 80. Além dos drinques feitos de cerveja, vodka e uísque, petiscos e porções podem ser degustados enquanto se ouve um bom som.

A Saúde na Panela

A casa segue a linha vegetariana nutritiva e sofisticada, oferecendo pratos da culinária francesa, italiana e mexicana, além de 18 tipos de saladas. Por contar com uma proposta 100% naturalista, bebidas alcoólicas e refrigerantes estão excluídos do cardápio.

Brasília

Gate's Pub

Nomes como Tom Zé, Ângela Ro-rô e Luiz Melodia já passaram pelos palcos do bar, que é um dos mais famosos na noite brasiliense. Há ainda festas temáticas de acordo com o dia da semana, como a Quarta do Vinil, com pop-rock dos anos 70 ao 90, e a Club 80, que são as quintas-feiras recheadas de flashbacks.

A Tribo

Refeições naturais da culinária macrobiótica, tailandesa, indiana e brasileira integram o cardápio do charmoso restaurante com decoração rústica. A Tribo trabalha com o sistema de self-service, trazendo 12 tipos de saladas e 26 variedades de pratos quentes. O destaque vegano fica para o tofu agridoce e o suco com frozen de manjericão com mel e limão.

Atualizado em 7 Ago 2012.