Guia da Semana

A água mineral é cada vez mais consumida e utilizada como bebida para acompanhar as refeições, assim como vinho. Já é correto afirmar que existe uma afinidade com os conceitos e atenção a composição química.

Alguns restaurantes dos Estados Unidos chegam a oferecer 50 rótulos, vindos do mundo inteiro. Este mercado de águas minerais movimenta milhões de US$. Tanto que gigantes multinacionais, como Coca Cola e Pepsi, resolveram entrar neste segmento, respectivamente com Aquarius e H2OH.

Foto: Site oficial

Neste contexto aquático, temos as retiradas de torneiras e purificadas por grandes empresas, as que provêm de fontes de boa qualidade e as saborizadas com adição de açúcar e essência natural.

Use uma regra simples para saber que água escolher na hora da refeição: as mais leves casam comidas leves. As mais pesadas ajudam na digestão quando se come alimentos mais pesados. Ou, se preferir, defina a finalidade. Exemplo: uma água para o dia-a-dia, opte pelas levíssimas, que são menos encorpadas e servem pra hidratar também. As mais caras geralmente são as gourmets, elas possuem maior quantidade de bicarbonato, sendo ele o responsável por abrir o apetite.

Aceita um gole?

Para ficar mais claro aqui essa distinção de gourmet, saborizadas e dia-a-dia, vai algumas marcas conhecidas. Para o dia-a-dia, temos a tão conhecida Minalba, que também pode ser considerada gourmet. Evian, a água das celebridades, Blue, a italiana Panna. As também famosas e mundialmente conhecidas águas gaseificadas San Pellegrino e Perrier e, por fim, as já citadas H2OH e Aquarius.

Em meio a tantas opções de água, não se assuste! Escolha a que mais combina com o que você procura. Assim como o vinho, gosto é gosto e cada ocasião tem a sua ideal.

Quem é o colunista: Amante de uma boa refeição feita com dedicação.

O que faz: Turismólogo, consultor de negócios em serviços de alimentação e viciado em jogos online.

Pecado gastronômico: Colocar catchup no pedaço de pizza.

Melhor lugar do Brasil: Com certeza, Ilha do Mel, no litoral sul do Paraná.

Tire suas dúvidas com ele: [email protected].



Atualizado em 7 Ago 2012.