Guia da Semana

Quem nunca, na cozinha, se deparou com a falta de algum ingrediente essencial? Além dos ovos ou da farinha, um fuê ou uma espátula para dar aquela boa mexida na massa do bolo? Pensando nisso, o Guia da Semana te conta alguns utensílios que você, amante da gastronomia, não pode deixar de ter em casa - porque nem sempre o vizinho vai poder te ajudar!

CONFEITARIA

Para quem adora fazer um bolo, existem algumas coisas que definitivamente não devem ser esquecidas. Não estamos falando do fermento ou do leite, e sim, de utensílios que podem facilitar, e muito, a sua vida. Uma boa espátula e um fuê, além de um bowl que caibam todos os ingredientes são essenciais. Um pincel para untar a forma com mais facilidade ou papel manteiga para não ter esse trabalho não devem ficar de lado. Se você tem filhos, que tal ter na manga alguns corantes alimentícios para tornar a refeição mais divertida? Faça um macarrão do Sherek ou cupcakes das princesas!

TEMPEROS

O segredo da boa gastronomia está nos pequenos detalhes - seja para fritar um ovo ou para preparar alguma receita mais detalhada. Por isso, não deixe de cultivar aquela hortinha ou até não esquecer dos temperos na hora das compras. Orégano, tomilho, coentro e manjericão são os mais comuns. Mas para que ficar no óbvio? Um segredo é sempre ter na mão alguns temperos mais agridoces, típicos da culinária oriental. Canela, gengibre e cominho dão conta do recado!

UTENSÍLIOS

É claro que panelas e talheres não faltam na sua casa. Mas na hora de misturar a massa ou colocar as coisas no forno, alguns utensílios básicos podem dar uma boa facilitada. Um generoso bowl que comporte todos os ingredientes, espátulas e fuês para facilitar na hora da mistura, luvas de silicone, um pegador, um bom ralador e copos de medida são o suficiente. Um bom conjunto de facas também não deve ser esquecido. Quer inovar na hora de servir? Que tal investir em novas porcelanas para embelezar o seu prato?

OUTROS INGREDIENTES

Além dos básicos do supermercado, existem outros ingredientes que são uma verdadeira carta na manga. Queijos variados são uma ótima ideia e é sempre bom ficar de olho nas promoções. As geleias servem não só para as sobremesas, como também para inovar o gosto dos pratos salgados. Azeite, sal e pimenta são a base para qualquer tipo de tempero. Quer uma dica? Não economize na hora de comprar um bom azeite e, sempre que possível, opte pelo sal grosso e pimenta moída na hora - para isso vale ter no armário um moedor. Você sabia que muffins doces ficam muito mais gostosos com raspas de limão? Tente trocar o limão tradicional pela versão siciliana da fruta.

CARTAS NA MANGA

É inegável que a culinária tradicional brasileira é a melhor de todas. Quer coisa melhor que um bom arroz e feijão do almoço da avó? Uma coisa bacana, entretanto, é tentar inovar nessas receitas - para isso, tenha na estante um bom livro de gastronomia. Além das receitas de chefs famosos, como o Jamie Oliver, existem ótimas compilações para os iniciantes, munidos de pequenas dicas que podem fazer toda a diferença. Acessar sites especializados também pode ser uma boa ideia. Seja na farofa ou no creme bruleé, o ideal é tentar deixar tudo mais gostoso e diferente!

Por Ricardo Archilha

Atualizado em 21 Out 2014.