Foto: Reprodução Site Wineside

Com tantas invenções e novidades tecnológicas, não há como negar que vivemos uma verdadeira Era de inovações. Em todos os setores podemos experimentar novas descobertas. E a gastronomia não escapa dessa onda. Eu apenas não consegui decidir ainda se, neste caso, isso é positivo ou não.

Alguns podem me taxar de antiquado, retrógrado ou até mesmo ranzinza. Em determinados casos, eu até concordo. Mas o que você acharia de, ao folhear as páginas de uma revista, se deparar com um anúncio de uma mousse de chocolate com uma foto maravilhosa e um pequeno envelope que, ao ser aberto, daria a você uma pequena amostra dos sabores da tal mousse?

Recentemente uma empresa americana, a Welch´s, fez um anúncio inovador. Os leitores da revista People, onde foi veiculada a peça, podiam tirar um adesivo e lambê-lo e, assim, experimentar o sabor do suco de uva anunciado. Não sei exatamente quantas pessoas saíram lambendo as páginas da revista. Mas devia ser bem mais saborosa que um selo. Se a moda pega, daqui a pouco começamos a escolher revista pelo sabor.

Você pode achar que toda essa história parece ficção ou coisa de louco. Isso até conhecer as experiências que um dos mais arrojados chefs da atualidade vem praticando em seu restaurante. Seu nome é Homaru Canto, um descendente de orientais de 30 anos, proprietário do Moto Restaurant ( Site oficial), em Chicago.

O chef Canto é um dos maiores experts da moderna gastronomia molecular, da qual já falamos em colunas passadas. Se não bastassem algumas excentricidades, como cozinhar com raio laser e apresentar aos clientes combinações um tanto inusitadas de sabores e texturas, ele agora se superou.

A última novidade do chef americano foi adaptar uma impressora jato de tinta à sua cozinha, para imprimir sabores de verdade em papéis comestíveis. Parece indigesto? Depende do papel, eu diria. Porque, se depender da tinta, o risco é improvável. Quer experimentar o filé? Rasgue o boizinho do cardápio. Ou dê uma picotada na pasta para ver se está al dente. Deve ser uma experiência sensorial no mínimo diferente.

O chef Moto simplesmente - talvez não seja tão simples assim - substitui a tinta dos cartuchos por sucos variados, como o de cenoura, de tomate, de peixe, etc. São diversos os sabores que o chef já conseguiu imprimir, entre eles pó de soja, abóbora, açúcar e até creme de leite. Na dúvida entre dois pratos? Não tem problema. Rasgue um pedaço do cardápio e escolha qual você prefere.

E lá vou eu fazer o advogado do diabo. Não sei, mas acho que se visitar o restaurante do sr. Canto, prefiro escolher o prato pela cara. Caso contrário, tenho medo que, ao experimentar uns três pratos, acabe me embrulhando o estômago. Piadinha idiota, concordo. Mas convenhamos que é pertinente.

Concordemos ou não, isso é inovação. E elas não param por aí. Se você acha isso uma aberração, muitos franceses estão torcendo o nariz para o mais recente lançamento da Wineside ( Site oficial).

Nem o mais moderno dos franceses poderia imaginar que o país que criou o champagne e que desenvolve alguns dos melhores e mais tradicionais vinhos do mundo iria lançar algo que, em outros tempos, seria considerada uma verdadeira heresia.

A novidade é um vinho, digamos, "engarrafado" de forma diferente. Trata-se de um tubo de ensaio - daqueles semelhantes aos dos laboratórios - com tampa de rosca. Só a falta da rolha já soa um pecado para alguns. Tudo bem que a proposta seja uma espécie de garrafa para degustação. Mas nem garrafa ela é! Independentemente disso, o fato é que a coisa acabou virando diversão para muita gente.

A variedade de oferta é grande. Pode-se escolher desde vinhos doces, ideais para sobremesas, como Sauternes e Muscat, até clássicos como Saint-Émilion, Pomerol ou Chateneuf du Pape. A vantagem é a praticidade. Você pode comprar uma caixa com vários tubos de diferentes uvas, safras e regiões, refrescá-los e bebê-los à vontade. A desvantagem é que, se você trabalha em um laboratório de análises clínicas, bom, melhor deixar isso pra lá...

Para finalizar, outra inovação que chega ao mercado americano é deliciosamente tentadora. Trata-se do First Blush ( Site oficial), sucos de uvas varietais tradicionalmente usadas para fazer vinhos. São engarrafados em garrafas de vidro (e não em tubos, é bom deixar claro) e disponíveis em três sabores: Chardonnay, Cabernet e Merlot.

Os sucos são uma ótima opção para iniciar as crianças no inebriante mundo de Baco. Além de possuírem todas as propriedades antioxidantes dos vinhos, eles permitem os primeiros passos na harmonização dos pratos. Duro vai ser você estar tranquilamente em casa e seu filho virar para você e falar: "Pai, este Chardonnay não combina com meus nuggets de frango. Eu quero um Merlot ou não como mais!"

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Quem é o colunista: Marco Esteves, sempre o personagem de alguma crônica gourmet.

O que faz: É jornalista e redator publicitário.

Pecado gastronômico: quem nunca cometeu nenhum, que atire a primeira jaca.

Melhor lugar do Brasil: Depois que visitar todos, eu decido.

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Atualizado em 7 Ago 2012.