Guia da Semana

Fotos: Divulgação


Ganho de peso e falta de energia são apenas alguns dos problemas ocasionados pela cultura do fast food e dos produtos industrializados. Agora, imagine um restaurante onde além de um cardápio saudável para o seu organismo, você também encontra alimento para a alma. Foi seguindo esse conceito de oferecer uma alternativa saudável, sem abrir mão do sabor, que o Monge Genshô abriu as portas do restaurante Daissen, no qual a cultura budista se encontra com o vegetarianismo, entre receitas do cardápio, produtos orgânicos e sessões de meditação.

Origem

Instalada no centro da capital catarinense, a casa surgiu a partir da necessidade da ampliação da Comunidade Zen Budista de Florianópolis. "A ideia era abrir um restaurante que seguisse os princípios de diminuir o sofrimento. Diferente dos convencionais, procuramos produtos mais nobres, apresentando uma cozinha ovo-lacto-vegetariana rebuscada", aponta Genshô, explicando como tentou traduzir os fundamentos de paz, serenidade e esforço compassivo no menu de seu restaurante.

Para atingir esse objetivo, sem deixar o paladar de lado, foi criado um cardápio que privilegia a apresentação dos alimentos, trabalhando em uma miscelânea de especialidades das cozinhas árabe, italiana, japonesa e brasileira, apenas com ingredientes de origem orgânica. As opções variam semanalmente, entre cerca de dez variedades de pratos quentes e dez tipos de saladas, além de diversas sobremesas. Entre as bebidas, estão sucos e chás (verdes e brancos).


Aliar a saudável culinária vegetariana com o misticismo budista


Meditação

O destaque do local fica por conta do Centro Zen Budista, localizado no piso superior, onde o cliente pode entender mais sobre a filosofia milenar da religião, reservando alguns minutos para meditar antes ou depois do almoço. "As pessoas que nos procuram querem um ambiente mais calmo e se concentram em conversar, fazer amizade e apreciar o momento. Cerca de 10% acabam manifestando o interesse na prática de meditação", ressalta o monge.

Embora a proposta seja servir pratos mais requintados, o preço da refeição zen segue a ideologia da simplicidade do Daissen e sai por cerca de R$ 15,00. As sessões de meditação são gratuitas e organizadas pelo Centro, subsidiado pelos lucros do restaurante. Aos finais de semana, o espaço também realiza cursos de culinária vegetariana, com o objetivo de divulgar o hábito para seus clientes e outros curiosos.

Mas, segundo o fundador, o diferencial da proposta não tem nada a ver com misticismo, muito menos com a conversão dos frequentadores ao budismo ou ao vegetarianismo. Trata-se apenas de oferecer uma conexão mais espiritual à mesa. "Não há esforço algum de conversão ou pregação. Nossos clientes podem simplesmente entrar, comer e sair. Quem deseja subir até o Centro para meditar, comprar um livro ou fazer uma pergunta, o faz por interesse próprio. Se a pessoa quiser estabelecer uma conexão maior, deve procurar sozinha, como acontece entre os budistas", destaca.

Restaurante Daissen

Endereço: Praça Getúlio Vargas, 126, Centro
Florianópolis - SC
Tel.: (48) 3225-8896

Atualizado em 7 Ago 2012.