Guia da Semana

Foto: sxc.hu


Para o melhor ou para o pior, não faltam mitos e histórias sobre o café. Nada mais natural do que a bebida mais popular entre os brasileiros, ser também a mais comentada no dia a dia. Mas entre a boca do povo e os fatos científicos, o que realmente é verdade? Afinal de contas, ele fornece energia para atividades físicas? Ajuda a emagrecer? Faz mal para o estômago? Confira abaixo o tira-teima realizado em cima do principais mitos sobre o café.

Café dá úlcera?
Não exatamente. Embora o consumo de café aumente a acidez gástrica, a úlcera não é causada pelo consumo de café isoladamente, mas por um conjunto de outras condições, tais como estresse e má-alimentação.

É recomendado para atividades físicas?
Por ser um estimulante, o café pode auxiliar na prática de esportes, principalmente para atletas amadores. Estudos já indicam que suas propriedades diuréticas são ativas apenas para quem o consome em grandes doses. Para obter os benefícios, sem os efeitos colaterais, cerca de duas xícaras por dia são o suficiente.

Ajuda a emagrecer?
Além da cafeína acelerar o metabolismo, o café possui efeito termogênico. Desse modo, caso combinado a atividades aeróbicas regulares, pode ajudar a emagrecer. Nesse caso, é melhor usar o açúcar moderadamente, pois ele é o maior responsável pelas calorias em cada xícara.

Mantém a concentração em momentos de sonolência?
A intensidade da cafeína age de acordo com a sensibilidade de cada pessoa e da capacidade do fígado em processar a substância. Mas de modo geral, auxilia no estado de alerta, por ser um estimulante natural.

Fortalece a memória?
As mesmas propriedades benéficas para os esportes, também servem para combater a fadiga mental. Consequentemente, pode ajudar no desempenho da memória a curto prazo.

Aquece em dias frios?
Sim, quando consumido na forma tradicional. Assim como qualquer bebida quente, o café ajuda a elevar a temperatura do corpo em dias frios, resultando em uma sensação momentânea de aquecimento.

Contém apenas cafeína? Não possui nutrientes?
A composição do café possui menos de 2,5% de cafeína. Além disso, o grão de café contém todas as vitaminas do complexo B, minerais, aminoácidos, lipídeos e açúcares. Todas elas, substâncias essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Combate a diabetes?
Ainda não se sabe ao certo, mas estudos recentes sugerem que o consumo diário de seis xícaras de café podem ajudar a prevenir a diabetes tipo 2, devido à presença de ácidos clorogênicos, metabólitos e magnésio.

Colaboraram:

Lenisa Merli

Flávia Morais (Mundo Verde)

ABIC

Atualizado em 7 Ago 2012.