Guia da Semana

Por Marcela Besson

O provedor de alimentos. Essa é uma tradução aproximada para le viandier, expressão que inspira o nome da nova escola de gastronomia recém-inaugurada na Alameda Lorena, região dos Jardins. O título da casa faz referência a um dos mais antigos livros de receitas da história, escrito por volta de 1380 pelo francês Guillaume Tirel, à época, chef de cozinha do rei Carlos V. Os registros contidos nesta obra traziam contribuições sobre a elaboração de carnes e aves e o abundante uso de especiarias na confecção dos mais variados pratos.

De fato, gastronomia espelha cultura. Amparada justamente por esse conceito, a Viandier Casa de Gastronomia surge com o propósito de oferecer aulas de culinária recheadas de informações históricas sobre as origens da alimentação. Espaço para isso é o que não falta. Os aprendizes têm à disposição uma pequena biblioteca especializada e três cozinhas como salas de aula.

O primeiro curso, por exemplo, com início em 27 de setembro, se intitula Viagem Gastronômica através da História, que será ministrado por Ricardo Maranhão, doutor em História pela USP e professor da Universidade Anhembi Morumbi.

Cantinhos especiais
Além da biblioteca com 250 títulos, entre livros e revistas, a nova escola de gastronomia revela outras surpresas. Logo na entrada, no primeiro piso, o Empório Gourmet oferece produtos diferenciados. Vinhos, azeites, geléias, massas, chás, temperos, condimentos especiais e utensílios de culinária que os alunos aprenderam a manusear nas aulas podem ser encontrados nessa espécie de armazém. No andar superior ficam as salas de aula e um charmoso alpendre, onde há uma pequena horta de ervas finas.

A cozinha rápida do Viandier é pilotada pelo chef Gustavo Iglesias (ex-Copacabana Palace e Garcia & Rodrigues). Oferece um cardápio enxuto de sanduíches, saladas, quiches, suflês e sobremesas. A proposta é resgatar sabores e aromas caseiros, bem familiares à maioria dos brasileiros. Bons exemplos são a salada verde com crocante de brie e compota de cupuaçu e o sanduíche assado ao molho de cerveja preta.

Hora da lição
Os cursos para iniciantes trazem um time de chefs de primeira. Benê Ricardo, Hamílton Mellão, Mara Salles, Martha Autran e Adílson Pinheiro Batista estão na lista de mestres-cucas. Mas a novidade ainda está por vir. A partir de novembro, um outro tipo de aula promete uma divertida experiência. O Day Cook, como será chamado o encontro, começa pela manhã, quando os alunos encontram-se com o chef e, juntos, vasculham feiras e mercados em busca de bons ingredientes. Retornam à escola, preparam e depois degustam as receitas.

Serviço:
Viandier Casa de Gastronomia
Alameda Lorena, 558, Jardins
Fone: 3057-2987
Segunda a sábado, das 11h às 20h

Atualizado em 7 Ago 2012.