Guia da Semana

Em 2002, o jovem Matt Skinner deixou a cidade de Melbourne, na Austrália, para ser responsável pela área de vinhos do Fifteen, restaurante do também jovem Jamie Oliver, na Inglaterra.

Foto Getty Images

Supermercados conseguem preços competitivos, mas pecam na pouca variedade

Da cozinha e do salão, ambos buscaram as letras para apresentar seus conhecimentos e a forma apaixonada e clara de como tratam seus domínios. Vinho, Como comprar, escolher e degustar é a mais nova obra de Skinner, trazendo uma visão jovem e ao mesmo tempo madura sobre o universo dessa bebida.

O livro é dividido em cinco partes. A primeira, Comprar, mostra as diversas modalidades de aquisição dos rótulos e traz informações bem gerais sobre terroir, novo e velho mundo, safra, tamanhos de garrafas, etc.

Nos dois capítulos seguintes, Degustar e Harmonizar, o livro fica mais interesssante, indo de dicas práticas (como retirar rolhas partidas e usar o decantador) a instruções para o leitor-amante de vinho apurar a capacidade de perceber todos os sentidos transmitidos pela bebida em si e em combinação com pratos.

Foto: Divulgação

Página do livro, que mostra as diferentes cores do vinho

Armazenar traz mais um tanto de informações técnicas sobre a idade ideal para aproveitar o melhor das uvas viníferas e formas de conservação e Bem Estar traz as relações entre vinho e saúde, explicando de forma sucinta termos como resveratrol e outros.

A escrita jovem e leve; o formato da edição e o forte uso de cores e imagens dialoga diretamente com o público a que se destina: jovens que estão aprofundando-se no mundo do vinho e não suportam o tom excessivamente formal e rebuscado de muitos eno-autores. As dicas espalhadas pelas páginas auxiliam ainda mais a leitura da moçada. Já leitores com mais bagagem podem achar o conteúdo superficial e um tanto quanto informal. Independente do seu estilo, vale a leitura.

Vinho: Como comprar, escolher e degustar
Autor: Matt Skinner
Editora: Larousse Brasil
Formato: Capa dura com 176 páginas
Preço médio: R$59,90
Onde encontrar: livrarias da Travessa e Argumento , no Rio de Janeiro, e na Cultura e Livraria da Vila, em São Paulo.

Atualizado em 7 Ago 2012.