Guia da Semana


Quem pensa que vinho sem álcool e suco de uva são a mesma coisa, engana-se. O suco de uva é feito, geralmente, pelo cozimento da uva com açúcar e água. O vinho sem álcool é feito pela fermentação natural da uva (sem adição de água) e, depois, desalcoolizado.

O processo, que não é barato, gera uma grande perda de volume inicial da bebida. Para se obter 1 litro de vinho tinto suave sem álcool são necessários 2,4 litros do vinho pronto, pois, no momento da desalcoolização, além do álcool, perde-se água e outros componentes. Os flavonóides, no entanto, são encontrados numa proporção até 65% maior que nos vinhos com álcool. Para se fazer 1 litro do vinho tinto seco sem álcool, são usados 3,5 litros do vinho tinto seco.

Os sem álcool não apresentam restrição de consumo. Destinam-se a pessoas apegadas a tradições religiosas e a apreciadores que não podem mais consumir bebida alcoólica por portar algum tipo de doença como diabéticos, doentes hepáticos, hipertensos, cardíacos, alérgicos a álcool e todas as pessoas que tomam medicamentos.

Produtores
A Sobrietà Bebidas Especiais comercializa há seis anos vinhos sem álcool, produzidos na Serra Gaúcha. Desde o início da vigência da Lei Seca, suas vendas deram um salto de 70%.

Os rótulos produzidos pela marca são feitos pela fermentação natural da uva, portanto com álcool como qualquer outro. Depois de finalizada a fermentação, o vinho passa por um processo de desalcoolização em Bandeirantes, no Paraná, onde é engarrafado. Em nenhuma etapa sofre processo químico, apenas físico. Seus vinhos mantêm todas as características de um vinho normal: paladar, aroma e propriedades medicinais.

***
Serviço
Vinícola La Dorni
(011) 5077-2467

Atualizado em 7 Ago 2012.