Guia da Semana

Para a grande maioria, quando se pergunta se já comeu uma deliciosa trufa, daquelas de dar água na boca, todos provavelmente irão dizer que sim. Mas, na verdade, você sabe de que trufa estou falando realmente? Eu arriscaria meu palpite e diria que não.

Foto: www.sxc.hu
A trufa é um fungo subterrâneo de cor escura e cheia de buracos, comestível pelo sabor e pelo aroma agradáveis. Quem já experimentou diz que o sabor é único. É uma iguaria rara, sazonal e de valor muito elevado. Os chefes de cozinha, quando chegada a época, despertam o lado caçador e movimentam uma verdadeira corrida pela tão almejada iguaria, podendo, assim, oferecer o produto aos seus clientes em pratos clássicos e a um valor bem salgado para a maioria dos bolsos.

Existem cerca de 70 espécies conhecidas, brancas ou negras. Só na Europa pode-se encontrar 30. Nascem em regiões úmidas, com colinas e perto de rios. Porém, nem todas são comestíveis nem tem as mesmas características de sabor e aroma. Regiões da Itália, França, Norte do continente Africano e na China são destinos obrigatórios para os gourmets.

Sua história data de muito tempo atrás. Em 3.500 a.C já se encontra escritos da palavra "tarvali", ou cogumelo subterrâneo. Viajando ainda mais pelo tempo passamos pela Roma antiga, meados do século XVI, na Mesopotâmia e Idade Média na Espanha e França.

Adquirir um kg não é uma tarefa fácil para os chefes. Necessita de bons conhecimentos e experiência. Elas brotam embaixo da terra e é preciso fazer o uso de cães treinados. Em uma das regiões onde é encontrada, a Itália, o governo limita a quantidade de caçadores e cobra taxa anual.

Para meros mortais como nós, poder provar de algo que, segundo a História, foi um prato digno dos reis, não é uma tarefa barata. Deve-se procurar bons restaurantes e estar disposto a gastar uma quantia considerável para um fungo ou apreciar um leve gosto e aroma da iguaria através de azeites trufados que podem ser encontrados nos empórios.


Quem é o colunista: Amante de uma boa refeição feita com dedicação.

O que faz: Turismólogo, consultor de negócios em serviços de alimentação e viciado em jogos online.

Pecado gastronômico: Colocar catchup no pedaço de pizza.

Melhor lugar do Brasil: Com certeza, Ilha do Mel, no litoral sul do Paraná.

Tire suas dúvidas com ele: [email protected].



Atualizado em 7 Ago 2012.