Guia da Semana
Restaurantes
Por Gabriela Haas

WineMaker

A vinícola Miolo proporciona a seus clientes a experiência de conhecer tudo o que está por trás da produção de seus vinhos.

Divulgação

Muitos dos apreciadores de um bom vinho se dizem verdadeiros experts no assunto. Poucos deles, porém, conhecem realmente tudo que está por trás da produção da bebida.

Da preparação do terreno para o plantio dos vinhedos até a criação do rótulo da garrafa, há uma série de etapas pelas quais o produto passa até chegar às taças. Pois a Miolo, famosa produtora de vinhos gaúcha, proporciona a seus clientes uma forma divertida de conhecer o funcionamento de uma vinícola.

Desde 2008, a empresa oferece aos interessados o curso WineMaker que aborda, na prática, todas as fases de elaboração de um vinho. Na Serra gaúcha, o grupo passa a cuidar de um vinhedo, prepara o solo, faz a poda seca, acompanha a brotação, a floração e o amadurecimento das uvas e participa da colheita e das práticas de vinificação, sempre com orientação da equipe de engenheiros agrônomos e enólogos da vinícola. Colocando a mão na massa, os alunos elaboram um vinho próprio, feito por eles e para eles.

O WineMaker tem duração de um ano e meio - tempo que abrange desde o cultivo do vinhedo até a data de recebimento do vinho pronto - e cada turma tem de 20 a 25 pessoas. Ao longo do curso, os alunos participam de workshops e degustações em encontros de dois ou três dias, na sede da Miolo, em Bento Gonçalves.

Duas turmas de experts em vinhos já foram formadas pela Miolo desde o lançamento do projeto. A próxima turma começa em agosto de 2012 e as inscrições já estão abertas.

Para quem tiver interesse em se inscrever, vale lembrar que o investimento é alto, R$ 10 mil. O valor inclui as aulas, hospedagem e alimentação (o transporte dos alunos até Bento Gonçalves não está incluído), além de dez caixas, somando sessenta garrafas, do produto final, o vinho produzido pela turma. Para participar, é preciso entrar em contato pelo telefone (54) 2102-1500.


Por Gabriela Haas

Atualizado em 7 Ago 2012.

Mais notícias

Conheça o Frutta & Crema, restaurante italiano com vista para a Serra da Cantareira

Restaurantes

11 lugares para comer fondue em São Paulo no inverno 2021

Restaurantes

Inverno 2021: onde tomar sopas em São Paulo

Restaurantes

Dia da pizza 2021: lugares para comemorar a data em São Paulo

Restaurantes

18 restaurantes em São Paulo com menu especial para o inverno 2021

Restaurantes

10 restaurantes em São Paulo com quitutes juninos

Restaurantes