Guia da Semana

Foto: Getty Images



Às vezes, não temos a impressão de que algumas preparações (até refeições inteiras, por quê não?) que comemos fora de casa possuem um elemento "X" em sua composição que ninguém consegue identificar, mas que dá um sabor inigualável aos pratos? Quem nunca teve a impressão de ter saboreado alguma preparação especial e ainda ter pensado "como será que isso é feito?".

Esse tal elemento "X" (apelidado carinhosamente desta forma por mim, pois é um elemento desconhecido, como os elementos que vemos por aí naquelas equações matemáticas) normalmente é melhor percebido por quem cozinha, pois algumas vezes que, mesmo tomando conhecimento das receitas passo a passo, com os mesmos ingredientes, tudo igualzinho, a receita não dá certo ou não fica com o mesmo sabor e demais aspectos sensoriais como degustamos originalmente em um restaurante etc. Claro que, neste caso, devemos considerar também o elemento "M", esse sim velho conhecido das pessoas, que pode-se traduzir como elemento "Mão", ou seja, são aqueles velhos truques e segredinhos que poucos dominam e que fazem aquela diferença!!!!

Ah, não podemos esquecer também do elemento "A" que complementa esse trio elementar, já que, dizem as sábias e boas línguas que sem o elemento "Amor", nenhum prato fica tão gostoso quanto os bem-amados.

Mas será que essa conta matemática (X + M + A) é o segredo para o sabor tão diferenciado nas preparações que comemos fora de casa? Nem sempre!!! Existe outro elemento muito importante, o qual batizei de elemento "P", que pode ser traduzido como "PADRONIZAÇÃO", ou seja, é um passo a passo bem detalhado de tudo o que é utilizado na confecção dessas receitas, como se fossem fórmulas de medicamentos, na qual se contempla tudo, para que dessa forma, o resultado seja sempre idêntico.

Concluindo, pode-se dizer que não existem ingredientes ou formulações mágicas, mas sim muita criatividade e estandardização dos processos para que tudo seja feito sempre da mesma forma. E para quem quiser arriscar uma receita em casa, vale uma dica antes de começar: conheça os ingredientes certos! Pode ter certeza de que a marca, a temperatura em que esses estiverem e os equipamentos e utensílios fazem toda a diferença no resultado final.

Leia as colunas anteriores de Carla Milani:

Tudo o que é bom...

"Superpadocas

Festa para todos os sentidos

Quem é a colunista: Carla Milani. Apaixonada por alimentos e bebidas.

O que faz: Nutricionista e Barista

Pecado gastronômico: Massas, massas e mais massas!!!

Melhor lugar do Brasil: Todos!!! (mas em especial o Rio de Janeiro...)

Fale com ela: csmilani@ig.com.br

Atualizado em 7 Ago 2012.