Guia da Semana

Este evento terminou

Com curadoria de Viviane Gouvea, o Arquivo Nacional apresenta a exposição Registros de uma Guerra Surda, trabalho integrante do projeto Memórias Reveladas, que tem como intuito organizar e divulgar os acervos da época da ditadura brasileira.

Na mostra, os visitantes conferem fotografias de "aparelhos" de organizações clandestinas. Um exemplo são fotos de material apreendido, armas, remédios, livros, e até músicas censuradas, como a letra da canção Bolsa de Amores, de Chico Buarque, pela Operação Bandeirantes.

Outro destaque é o documento Exposição de Motivos assinada pelo secretário-geral do Conselho de Segurança Nacional, general João Batista Figueiredo, em 1972, que recomendava que fossem ignorados  os pedidos de investigação da Anistia Internacional sobre a denúncia  de torturas no Brasil.

Além disso, o evento traz uma mostra paralela de filmes: às quintas-feiras, no auditório do Arquivo Nacional, o público poderá assistir filmes que enfocam regimes autoritários no Brasil e em outros países. Às segundas e quartas, na cave do local, serão exibidos curtas-metragens e imagens de arquivo com a  mesma temática.

Foto: Divulgação /  Greve dos metalúrgicos do ABC que reivindicava aumento salarial e melhores condições de trabalho. São Bernardo, 1978. Arquivo Público do Estado de São Paulo

Mapa do local

Registros de uma Guerra Surda

Data 26 Mai 2011-26 Ago 2011
Até 26 de agosto de 2011.

Preço(s) Grátis.

Horário(s) Segunda a sexta, 8h30 às 18h.

Endereço
Praça da República, 173, Centro 20211-351

Telefone (21) 2179-1273