Guia da Semana
Na Cidade
Por Redação Guia da Semana

Serra Fluminense

Serra Fluminense

Endereço
Rodovia Presidente Dutra,, 21535-000
O Rio de Janeiro é marcado pela paisagem exuberante preservada, que se mistura a arquitetura das construções. Assim é a Serra Carioca, que reúne os centros históricos de Petrópolis, Visconde de Mauá, Vassouras e Teresópolis. Cada um com suas peculiaridades atraem cada vez mais turistas.

Visconde de Mauá, a 200 quilômetros da capital e divisa com Minas Gerais, foi reduto de hippies durante o auge dos anos 70. Hoje é um dos destinos mais charmosos do estado, opção perfeita para casais. Vale reforçar que alguns hotéis da região não aceitam crianças, o que comprova a idéia de retiro romântico.

A cidade reúne três pequenas vilas, a própria Visconde de Mauá onde se concentram os moradores, Maringá que oferece grande parte do artesanato da região, e Maromba com suas cachoeiras e trilhas. Além dos casais, a região também convida aventureiros e esportistas a subirem os 1,7 quilômetros de caminhada até o pico da Pedra Selada.

Petrópolis é opção para conhecer um pouco mais da história do Brasil durante o período imperial. Entre os pontos turísticas está a Catedral de São Pedro de Alcântara, que guarda os restos mortais de dom Pedro II, princesa Isabel, conde d´Eu e dona Teresa Cristina. O Museu Imperial é o antigo palácio da família, que virou museu durante o governo de Getúlio Vargas. A Casa de Santos Dumont era o chalé de veraneio do pai da aviação. Lá o visitante encontra as engenhocas mais interessantes, como o balde com furos no lugar do chuveiro.

Além do caráter histórico, Petrópolis faz parte do circuito de inverno para compras. As principais lojas estão nas ruas Teresa e Paulo Hervê. Reserve um tempo da viagem para apreciar a gastronomia no chamado vale dos gourmets, eixo União-Indústria que liga Petrópolis aos destinos vizinhos: Correias, Itaipava e Araras.

A "cidade de Teresa", Teresópolis, é uma homenagem à esposa de Dom Pedro II. A cidade é a mais alta do estado, a 910 metros de altitude na Serra dos Órgãos. Lá está o centro de treinamento da Confederação Brasileira de Futebol, também conhecido por Granja Comari, e o Dedo de Deus, símbolo do montanhismo nacional.

Vassouras, no vale do Paraíba, dá um salto de volta aos tempos da economia cafeeira. Pólo de maior produção de café no século 19, a cidade ainda preserva construções e fazendas. Normalmente são os hotéis da região que organizam os passeios pelas quinze fazendas imperiais abertas ao público. A Cachoeira Grande, por exemplo, pertenceu ao barão de Vassouras em 1825. A fazenda guarda ainda objetos, relíquias e uma coleção de automóveis antigos.

Estradas

- Visconde de Mauá (200km capital) - Até km 304 da Rod. Presidente Dutra, seguir pela RJ- 163.
- Petrópolis (65km capital) - BR 040.
- Teresópolis (87km capital) - BR 040, seguir pela BR-116.
- Vassouras (111km capital) - BR 116, seguir pela RJ-127.


Catedral de São Pedro de Alcântara - R. São Pedro de Alcântara, 60, Centro. Tel.: (24) 2242-4300. Todos os dias, 8h às 18h.

Museu Imperial - R. da Imperatriz, 220, Centro. Tel.: (24) 2237-8000. Terça a domingo, 11h às 17h30.

Casa de Santos Dumont - R. do Encanto, 22, Centro. Tel.: (24) 2247-3158. Terça a domingo, 9h30 às 17h.

Foto: Vista aérea de Teresópolis - wikipedia.com

Atualizado em 11 Dez 2013.

Mapa do local

Explore ao redor

Via Show

Shows

Botequim Informal – Shopping Via Brasil

Bares (antigo)

Shopping Via Brasil

Compras

Cinesystem Via Brasil

Cinema

Habib's - Irajá

Restaurantes

La Girl

Baladas

Notícias recomendadas

Mais de 30 atrações online e gratuitas em abril de 2020

Na Cidade

14 museus e espaços culturais de São Paulo que estão com programação online

Na Cidade

Programação: o que fazer em casa nesta semana

Na Cidade

Coronavírus: Governo de São Paulo determina fechamento de espaços culturais

Na Cidade

Coronavírus: Sesc-SP comunica fechamento de todas as suas unidades

Na Cidade

Coronavírus: Itaú Cultural São Paulo fecha as portas ao público por tempo indeterminado

Na Cidade