Guia da Semana

Guia da Semana

O bairro da Lapa é o reduto boêmio da cidade, com seus bares, botequins e casas de shows embaladas pelo samba, choro e MPB. No começo do século XX, as ruas estreitas do local ferviam com a mistura de boemia, malandragem e intelectualidade. Muitos pintores, poetas, jornalistas, músicos, jogadores de futebol, malandros e prostitutas passaram por lá.

Na década de 30, Noel Rosa e Madame Satã eram figuras carimbadas, mas a decadência do bairro chegou com o fim da década de 70.Hoje, um novo público descobre e valoriza o lugar. São universitários que buscam diversão nos antigos casarões restaurados, tomando chope e ouvindo seus repertórios preferidos.

Algumas das casas mais conhecidas da região são Circo Voador, Teatro Odisséia, Fundição Progresso, Estrela da Lapa, Carioca da Gema, Rio Scenarium, Mangue Seco, entre outras.Mas nem só de diversão vive a Lapa.

Construções tradicionais estão presentes, como os Arcos da Lapa (aqueduto construído para resolver o problema de abastecimento de água, que funciona hoje como viaduto para linha de bondes), o Museu da Imagem e do Som, a Escadaria Selarón (coberta por azulejos coloridos, liga a Lapa a Santa Teresa) e a Igreja Nossa Senhora do Carmo da Lapa do Destino, cujo nome batizou o bairro.

Mapa do local

Lapa

Endereço
Largo da Lapa, s/n., Centro 20021-170

Atualizado em 29 Out 2013.