Guia da Semana

Guia da Semana

Este evento terminou

Defender e promover o desenvolvimento de manifestações literárias por todo o território nacional foram as bases para a fundação da Academia Brasileira de Letras. Também conhecida pela abreviação ABL, a entidade, que em 2011 celebra os seus 114 anos de existência, condecorou ao longo de sua história os mais célebres escritores do país com o título de "imortal".

Seguindo os moldes adotados pelo governo francês, a instituição do Brasil teve sua sessão inaugural realizada em 1897, em uma sala do museu Pedagogium, no Rio de Janeiro. Na ocasião, o presidente escolhido para gerenciar o evento foi ninguém menos do que Machado de Assis.

Atualmente, a academia, formada por 40 membros e outros 20 representantes estrangeiros, trabalha com projetos culturais para popularizar seu acesso. Para tanto, são encontrados no espaço, além da biblioteca e do acervo museológico e multimídia, uma série de exposições e peças de teatros com entrada franca.

Os festejos de mais um ano de vida da ABL acontecem nesta quinta-feira, no Salão Nobre do Petit Trianon, às 17h. No local, serão entregues os Prêmios Literários de 2011, pelas obras publicadas no ano passado.

Exposição gratuita
Local: ABL - Academia Brasileira de Letras
Exposição: José Guilherme Merquior - Crítico de ideias e de formas
Datas: 19 de julho a 31 de agosto.

Foto: Divulgação

Mapa do local

Aniversário de 114 anos da Academia Brasileira de Letras

Data Sáb 01 Jan 2000
Até 31 de agosto de 2011.

Preço(s) Gratuito.

Horário(s) Segunda a sexta, 10h às 18h.

Endereço
Avenida Pres. Wilson, 203, 20030-021

Telefone (21) 3974-2500