Guia da Semana

Este evento terminou

O primeiro texto de Plínio Marcos, um dos principais e mais polêmicos autores do teatro brasileiro, foi escrito em 1958 e tornou-se base para um dos principais espetáculos da Cia de Teatro Gente. A peça Barrela tem o objetivo de discutir problemas atuais do sistema carcerário do país.

Com direção de Nathan Marreiro, a trama se passa em um dia, dentro de uma cela, em que os presos Portuga, Bahia, Tirica, Fumaça, Louco e Bereco (o chefe) dividem o pequeno espaço. Tirica, o mais violento, indispõe-se com Portuga, preso por assassinar a mulher e o amante. Os conflitos se acirram com a chegada de um novo preso, o Garoto, que, chamado de "carne nova", é violentado pelos outros.

Nathan Marreiro aproveitou a força e violência características do texto de Plínio Marcos para fazer uma analogia da montagem com fatos do contexto atual, como o descontrole da contaminação por HIV, os celulares no presídio, etc.

Por onde passa, o espetáculo é sucesso de público e crítica, sendo indicado ao Prêmio Braskem de Teatro 2006, na categoria Melhor Espetáculo, e vencedor na categoria Melhor Ator, com Everton Machado.

Foto: divulgação

Mapa do local

Barrela

Data Sáb 01 Jan 2000
31 de julho.

Preço(s) R$ 2,00.

Horário(s) quinta, 20h.

Endereço
Subsolo do prédio da Biblioteca Pública do Estado
Rua General Labatut, 27, 40070-100

Telefone (71) 3117-6155