Guia da Semana

Guia da Semana

Este evento terminou

Nascido em Salvador em 1923, Mario Cravo Junior é considerado pelos estudiosos da história da cultura no Brasil como um dos pioneiros da arte moderna na Bahia. O artista viveu nos Estados Unidos, onde estudou na Universidade de Syracuse, e suas obras estão espalhadas nos Museus de Arte Moderna de Nova Iorque, Jerusalém, Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo. Na capital baiana, as obras do artista podem ser vistas a céu aberto, confira:

Espaço Cravo - Parque das Esculturas
Situado no Parque de Pituaçu, o Espaço Cravo é um parque de esculturas a céu aberto, que possui mil peças doadas à Bahia em 1994 pelo artista plástico. Destacam-se as obra Grande Exu Sentado, Armado, Coroado com Prato de Oferenda e Estrela Vermelha.
Local: Parque de Pituaçu - Avenida Jorge Amado, Graça
Horário: Diariamente, das 8h às 17h.

Parque das Esculturas do MAM
O Museu de Arte Moderna da Bahia abriga três obras de Mario Cravo: Crárvore (1997) espécie de árvore feita de aço, com 60cm de altura; Antonio Conselheiro (foto) e Alado Antropófago (1961), escultura abstrata feita de madeira e sucata de ferro, e que remete à asas desdobradas. Feito de madeira, com 4m de altura, a escultura Antonio Conselheiro (1955) retrata o religioso que arrastou seguidores pela Bahia.
Local: Av. Contorno s/n - Solar do Unhão |

Fonte da Rampa do Mercado Modelo (1970)
Localizada na Praça Cayurú, a obra foi construída em fibra de vidro com estrutura metálica interna. A escultura foi encomendada por Antônio Carlos Magalhães, prefeito vigente na época.
Local: Cidade Baixa, entre o Mercado Modelo e Elevador Lacerda.

Sereia de Itapuã ou Iemanjá, Itapuã, 1958
Mario Cravo criou a escultura Sereia de Itapuã em 1958, em homenagem aos pescadores e aos elementos que identificam o mar. A obra é feita de ferro e mede em torno de 1,5m.
Local: Orla de Itapuã

Memorial a Clériston Andrade
Em homenagem ao pastor Cleriston Andrade (1925-1982), políticos da época resolveram construir um monumento em Salvador. A obra foi idealizada por Mario Cravo, em 1983. Com 14m de altura, a obra é feita de concreto armado revestido com mármore, fibra de vidro e relevo em latão.
Local: Avenida Garibaldi, Salvador, Bahia.

Cristo Crucificado (1980)
Conhecido também como "Cristo de Mario Cravo", o monumento vai contra ao Cristo Redentor Carioca e retrata a seca, a fome e a pobreza do nordestino.
Local: Serra do Periperi - Vitória da Conquista

Cruz Caída
Local: Área frontal da Cidade Alta, entre o Palácio Episcopal e a Igreja da Misericórdia

Foto: Luciano Oliveira / Antônio Conselheiro (1955)

Mapa do local

Obras de Mário Cravo Junior

Data Sáb 01 Jan 2000

Exposição: Escultura

Endereço
Pelourinho, s/n°, Centro 40026-000