Guia da Semana
Viagens
Por Redação Guia da Semana

Ilha do Medo

Ilha do Medo

Endereço
Situada a 3,5 km ou 1,8 milhas náuticas da ponta de Itaparica,, 00000-000
A Ilha do Medo está situada a pouco mais de três quilômetros da Ponta de Itaparica. É uma das menores ilhas da Baía de Todos os Santos, com uma superfície de 12 mil metros quadrados. É a primeira estação ecológica da Baía de Todos os Santos tombada oficialmente por lei municipal em 1991. Para chegar até o local, é indicado fazer a travessia quando a maré estiver cheia, devido aos bancos de areia.

O local é indicado somente para quem não tenha medo, não acredita em lendas ou esteja em busca de aventura. Esta ilha encontra-se desabitada até hoje por não dispor de fonte de água doce, mas há quem jure que o motivo não seja bem esse.

Recoberta por um emaranhado de restinga e cercada por grandes manguezais retorcidos, a Ilha do Medo é, a primeira vista, aterrorizante. Para justificar o nome, lendas fantásticas cercam o local. Por ser totalmente isolada, foi usada para exílio forçado de doentes leprosos no século 17 e doentes terminais de cólera na epidemia de 1855. Muitas vítimas foram enterradas em valas comuns na areia.

Outra lenda que ronda a ilha é a de um padre que teria se recusado a rezar uma missa em Itaparica mesmo tendo sido pago. Ele teria sido amaldiçoado pelos moradores e naufragado perto da ilha. Virou fantasma e foi condenado a passar a eternidade no local. Há gente que garante que à noite ele surge na bruma e chama os pescadores para participarem da missa que ele não realizou em vida.

Mas uma coisa é verdade: nunca nada deu certo ali. Todos os empreendimentos na ilha fracassaram e os proprietários terminaram falidos. Alguns envolvidos em histórias trágicas.

Foto: Getty Images

Atualizado em 12 Abr 2012.

Mapa do local

Notícias recomendadas

7 passeios imperdíveis na cidade de Jaú, interior de São Paulo

Viagens

7 museus de figuras importantes brasileiras que você precisa conhecer

Viagens

O que fazer na cidade de El Calafate, na Argentina

Viagens

Conheça o incrível Parque Nacional Anavilhanas, no Amazonas

Viagens

7 cidades incríveis para visitar na Serra da Mantiqueira

Viagens

Conheça Penedo, a "Finlândia brasileira" no Rio de Janeiro

Viagens