Guia da Semana

Uma praia na Vila Madalena. Não, não é chuva demais, nem um lago que surgiu repentinamente. É a Galeria Alma do Mar, a primeira do Brasil com temática oceânica e que é assiiim... uma Brastemp.

Tirando o mar, que não tem por perto, tudo lembra as construções pé-na-areia. O prédio tem dois andares e lembra uma casa de praia - até o chão se parece com a areia. Janelas amplas captam bem a luz do dia e mostram os produtos à venda. "É a única praia de São Paulo", brinca o proprietário Tito Bertolucci.

Lá, é possível encontrar artigos de decoração, pranchas, revistas de surfe, camisetas, quadros e pôsteres; enfim, tudo sobre o mar, e que mostra o cotidiano de quem mora lá ou quem vai para a praia para se divertir nas suas águas, pegar ondas ou curtir a paisagem. Alguns artigos são verdadeiras raridades e objetos de culto para os surfistas. É possível encontrar, por exemplo, a prancha que foi usada no filme Endless Summer, um dos mais conhecidos no universo das ondas - e que ainda é autografada por todo o elenco. Outra peça de culto é uma prancha californiana que tem madrepérola e fios de ouro.


Uma vez por mês, Bertolucci organiza exposições de pinturas e esculturas que retratam o universo marinho. "A maioria dos artistas que expõem aqui são nacionais. Eu achava que não teria público para isso no Brasil", diz. Afinal, como não havia uma cultura praiana muito difundida no país, Bertolucci começou a fazer pesquisas para descobrir onde estavam os artistas da vida marinha.

Ele, que pratica o surfe desde os 13 anos de idade, já tinha visto em outros países alguns espaços especializados em praias. "Na Califórnia tem uma galeria temática", conta. E se surpreendeu ao descobrir que, no Brasil, tem muita gente boa que faz arte oceânica. É um lugar que tem tudo para você fazer da casa a sua praia.

Mapa do local

A vila virou mar

Preço(s) Entrada gratuita.

Horário(s) 10h às 19h.

Endereço
Rua Harmonia, 150, 05435-000

Telefone (11) 3097-0665