Guia da Semana

Este evento terminou

Após mais de um mês em cartaz em Brasília com direito a sessões com cadeiras extras, a peça Janus inicia temporada em São Paulo. Ritmo de thriller policial com interpretações e trilha sonora inspiradas no cinema noir dão o tom do novo espetáculo dirigido por José de Campos. A montagem estreia dia 11 de maio e fica em cartaz até dia 30 de junho no Teatro Augusta. As apresentações acontecem todas às quartas e quintas às 21h na Sala Experimental.

Para quem ainda não conhece, a peça conta a história de uma misteriosa chacina de uma família na noite da véspera de natal. A narrativa começa com o interrogatório do único suspeito encontrado pela polícia na cena do crime. Com texto original do próprio coletivo, o espetáculo passeia pela atmosfera dos filmes Noir, um subgênero de filmes policiais americanos, e que teve o seu ápice entre os anos de 1939 e 1950. A peça é marcada pela experimentação de comunicação entre as linguagens teatrais e cinematográficas, explorando as quebras de paredes entre platéia, atores, direção e espaço.

O espetáculo é dividido em três atos com enormes possibilidades de interpretações, tanto para a plateia, quanto para os atores. O público assiste, desde o interrogatório do suspeito, até os desfechos que fazem do espetáculo um começo e fim contínuos, de metalinguagens e reviravoltas. Transições e dualidades permeiam a existência de um passado incerto, onde questionamentos surgem a cada fala dos personagens.

O texto busca inspiração em histórias reais de serial-killers, na psicopatia e na capacidade da transgressão da dualidade humana. As atuações refletem os pólos existentes entre atores e personagens, sustentados apenas pelas profundezas de suas próprias almas. O nome do espetáculo é uma homenagem ao deus Jano, ou Janus, que foi um deus romano que representava as mudanças e transições. A sua face dupla também simboliza o passado e o futuro. Jano foi o deus dos inícios, das decisões e das escolhas.

Mapa do local

Janus

Data 11 Mai 2016-30 Jun 2016
De 11 de maio a 30 de junho de 2016

Preço(s) R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia-entrada)

Horário(s) Quartas e quintas, às 21 horas

Endereço
Zona Central
Rua Augusta, 943, Centro 01305-100

Telefone (11) 3151-4141

Por Nathália Tourais