Guia da Semana

Este evento terminou

Até 1º de março, o CineSesc recebe a mostra John Waters – O Papa do Trash em homenagem ao cineasta que influenciou o trabalho de nomes como Jim Jarmusch, Hal Hartley, Pedro Almodóvar e David O. Russell.

Um dos precursores do cinema underground, o estilo de Waters passeia entre a produção independente, o olhar gay e o trash. Com essa mistura, o diretor quebrou barreiras e gerou muita polêmica entre os anos 60 e 70. Um exemplo é a protagonista de seus filmes: um travesti obeso chamado Divine.

Entre os longas que integram a mostra estão os que chegaram ao grande público, como Hairspray e Cry-Baby. Confira todos:

Mondo Trasho (EUA, 1969, comédia)
Elenco: Mary Vivian Pearce, Divine, David Lochary, Mink Stole e Pat Moran

O primeiro longa-metragem dirigido por John Waters, filmado em preto e branco, com um custo de apenas 2000 dólares. Conta a história de uma mulher em um dia muito ruim. Ela é abordada no parque por um fetichista de pés, atropelada por um carro - cujo motorista é a travesti Divine -, e ainda é raptada por um médico louco.

Multiple Maniacs (EUA, 1970, comédia)
Elenco: Divine, David Lochary, Mary Vivian Pearce, Mink Stole, Cookie Mueller e Edith Massey

Divine comanda um circo de pervertidos que, na verdade, é uma fachada para um grupo de sequestradores psicóticos. Porém, sua vida muda depois que ela é estuprada por uma lagosta gigante.

Pink Flamingos (EUA, 1972, comédia)
Elenco: Divine, David Lochary, Mary Vivian Pearce, Mink Stole e Edith Massey

Responsável por coroar Waters como o Rei do Mau Gosto, o filme conta a história de duas famílias que disputam o título da Pessoa Mais Asquerosa Viva, com cenas de personagens tendo prazer com galinhas, lambendo móveis, comendo fezes de cachorro, ânus falante, entre outras bizarrices.

Problemas Femininos (Female Trouble, EUA, 1974, comédia)
Elenco: Divine, David Lochary, Mary Vivian Pearce, Mink Stole e Edith Massey

Conta a história de Dawn Davenport, uma adorável adolescente que foge de casa para uma vida de hedonismo irresponsável só porque ela não conseguiu um sapato de salto para o Natal.

Desperate Living (EUA, 1977, comédia)
Elenco: Liz Renay, Mink Stole, Susan Lowe, Edith Massey e Mary Vivian Pearce

Uma rica dona de casa mata o marido com a ajuda de sua obesa empregada doméstica. As duas fogem e resolvem morar com uma ex-lutadora lésbica e seu amante assassino. Este é o único filme feito por John Waters sem a presença de Divine, antes da morte do ator em 1988.

Polyester (EUA, 1981, comédia)
Elenco: Divine, Tab Hunter, Edith Massey, David Samson e Mink Stole

Francine Fishpaw é uma dona de casa de classe média alta que sustenta seu estilo de vida com o teatro pornô de seu marido. O filme é uma sátira da vida suburbana envolvendo o divórcio, o aborto, o adultério, o alcoolismo, o fetichismo do pé, e a Direita Religiosa.

Hairspray (EUA, 1988, comédia)
Elenco: Ricki Lake, Divine, Deborah Harry, Sonny Bono, Ruth Brown, Jerry Stiller, Mink Stole, Pia Zadora e Ric Ocasek

A adolescente Tracy Turnblad consegue alcançar seu sonho de tornar-se uma regular no Corny Collins Dance Show. Agora, uma herói adolescente, ela começa a usar sua fama para falar para as causas em que acredita, acima de tudo a integração racial.

Cry-Baby (EUA, 1990, comédia)
Elenco: Johnny Depp, Amy Locane, Iggy Pop, Ricki Lake, Traci Lords, Troy Donahue e Mink Stole

Num típico subúrbio americano dos anos 50, os garotos são programados para levar uma vida normal, sem aventuras, enquanto as garotas são educadas para se casar e constituir família. Até que surge Cry-Baby , um jovem, rebelde, bonito, aventureiro, roqueiro e motoqueiro. O filme é uma paródia aos filmes de Elvis Presley, Juventude Transviada e a Grease.

Mamãe É de Morte (EUA, 1994, comédia)
Elenco: Kathleen Turner, Sam Waterston, Ricki Lake, Matthew Lillard, Mink Stole e Traci Lords

Beverly Stuphin é o mais puro retrato da mãe adorável, carinhosa e perfeita. O que ninguém imagina é que a "querida e doce" mamãe tem uma forma pouco convencional de cuidar dos assuntos familiares. Ela mata todos aqueles que se atrevem a cruzar seus caminhos.

O Preço da Fama (EUA, 1998, comédia)
Elenco: Edward Furlong, Christina Ricci, Mink Stole, Lili Palmer, Patricia Hearst e Mary Vivian Pearce

Um empregado de uma lanchonete se torna sensação da noite para o dia, quando as fotografias de sua família estranha tornam-se a última moda no mundo de arte.

Cecil Bem Demente (EUA, 2000, comédia)
Elenco: Melanie Griffith, Stephen Dorff, Alicia Witt, Larry Gilliard Jr., Maggie Gyllenhaal, Ricki Lake e Mink Stole

Cineasta lunático que, junto com sua gangue fanática por cinema, sequestra Honey Whitlock, a deusa número 1 de Hollywood, para forçá-la a atuar em seu filme terrorista underground.

Clube dos Pervertidos (EUA, 2004, comédia)
Elenco: Tracey Ullman, Johnny Knoxville, Selma Blair, Chris Isaak, Mink Stole e Patricia Hearst.

Sylvia é uma mulher na casa dos quarenta, sem auto-estima e sexualmente reprimida. Ela detesta sexo e, juntamente com sua mãe, lidera um grupo que promove um rally da decência. Porém, após um galo cair na cabeça, começa a sentir impulsos selvagens e anseios sexuais que não consegue controlar.

Hairspray - Em Busca da Fama (Hairspray, de Adam Shankman, EUA, 2007, comédia)
Elenco: John Travolta, Michelle Pfeiffer, Christopher Walken, Amanda Bynes, James Marsden, Queen Latifah, Zac Efron e Nikki Blonsky

1962. O sonho de todo adolescente é aparecer no The Corny Collins Show, o programa de dança mais famoso da TV. Tracy Turnblad é uma jovem gordinha que tem paixão pela dança. Ao fazer um teste ela impressiona os juízes e, desta forma, conquista um lugar no programa.

Mapa do local

John Waters – O Papa do Trash

Data 24 Fev 2012-01 Mar 2012
24 de fevereiro a 1º de março

Preço(s) R$ 4

Endereço
Metrô Consolação
Rua Augusta, 2075, Centro 01413-000

Telefone (11) 3087-0500